Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 02 - Formas de representação de algoritmos

Funcionamento do Portugol

Vamos chamar as instruções que estão entre as palavras início e fimalgoritmo de bloco de execução do algoritmo. Veja que o bloco de execução não está posicionado no mesmo alinhamento das palavras início e fimalgoritmo. Chamamos esse recuo de indentação.

A indentação não é obrigatória, mas é uma prática recomendada, que torna o código mais legível, pois facilita a visualização da delimitação dos blocos de execução de qualquer algoritmo.Nesse algoritmo, só há um bloco de execução entre o início e o fim. Por isso, talvez você só compreenda a importância da indentação, quando começar a construir algoritmos mais complexos com diversos blocos de execução entre o início e o fim.

As palavras em negrito, no código do algoritmo, são as palavras reservadas da linguagem. Palavras reservadas são os comandos fornecidos pelas linguagens de programação que permitem a expressão dos algoritmos. Alguns exemplos de palavras reservadas são comandos de escrita (como o escreva) ou leitura de dados (como o leia) e a declaração de variáveis (que é a definição dos dados de entrada), entre outras coisas.

Para entender bem o algoritmo descrito, leia os comentários (o texto verde, em itálico), que explicam o que é executado em cada linha do algoritmo. A prática de adicionar comentários aos algoritmos é muito importante e deve ser lembrada desde já!

O VisuAlg não diferencia, no texto dos algoritmos, as letras maiúsculas das letras minúsculas. Porém, não é aceita a utilização de acentos gráficos, til e cedilha. Nós convencionaremos, portanto, a não utilização de acentos gráficos, til e cedilha. Vamos tentar limitar, também, a utilização de letras maiúsculas apenas nos textos entre aspas e em nomes longos de variáveis. Isso permitirá que você se habitue a convenções que são comuns à maioria das linguagens de programação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados