Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Se você for pesquisar em outras fontes, verá que além desses termos (pseudocódigo ou portugol), podemos nos referir a essa forma de representação de outras maneiras, como: português estruturado, linguagem estruturada ou pseudolinguagem.
O pseudocódigo obedece a regras predefinidas de estrutura para descrever um algoritmo. Vimos que a descrição narrativa pode ser interpretada de diversas maneiras. Isso pode gerar ambiguidades. Já o fluxograma tem maior precisão, mas é pouco descritivo, o que pode torná-lo insuficiente, além de complicar-se, conforme o crescimento do algoritmo.
O pseudocódigo é uma combinação das melhores características das duas formas de representação anteriores. A principal vantagem da utilização do pseudocódigo é que, mesmo sendo independente de qualquer linguagem de programação, sua estruturação facilita a transcrição do algoritmo criado para o código dessas linguagens (logo mais você verá que aspectos da pseudolinguagem facilitam essa transcrição). Outras vantagens: pode definir quais os dados a serem utilizados e como eles vão estar estruturados, além de utilizar o português como base.
A desvantagem é que precisamos aprender as regras dessa forma de representação. Também figura como desvantagem a não padronização de sua estruturação. Isso quer dizer que você encontrará um mesmo termo descrito de formas diferentes em diferentes literaturas. O pseudocódigo será a forma de representação utilizada durante o estudo dessa disciplina. Vamos ver como funciona a estruturação de algoritmos com pseudocódigo. Observe o exemplo a seguir , também com o cálculo da média de um aluno.
Observação: Vamos utilizar, em nossos exemplos, a notação utilizada na ferramenta VisuAlg. Perceba que a notação // representa o que chamamos de comentário. Tudo que se encontra após um // em uma linha é ignorado pelo VisuAlg mas visível pelos desenvolvedores, o que facilita a explicação de códigos com o visto a seguir.
algoritmo "Média" //aqui, definimos o nome do algoritmo.
var//início das declarações das variáveis.
nota1 : real //aqui, é definida a entrada da primeira nota do aluno.
nota2 : real // aqui, é definida a entrada da segunda nota do aluno.
media : real //declaração da variável em que será armazenado o resultado do cálculo da média.
Inicio //início do bloco de execução (local onde instruímos o computador a executar os comandos).
escreva ("Digite o valor da primeira nota: ") //o programa exibe na tela o texto entre aspas.
leia (nota1) // o programa lê o que o usuário escreveu: a primeira nota
escreva ("Digite o valor da segunda nota: ") //o programa exibe na tela o texto entre aspas.
leia (nota2) // o programa lê o que o usuário escreveu: a segunda nota
media <- (nota1 + nota2)/2 //é realizado o cálculo da média.
escreva ("A média do aluno é: ", media) //o valor encontrado é exibido na tela.
fimalgoritmo //fim do algoritmo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados