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Para inserir uma nova tabela, posicione o cursor do mouse onde você deseja que a tabela apareça e então use um dos seguintes métodos para abrir a tela de inserção de tabela (Figura 10):
do menu principal, acesse a opção Tabela > Inserir tabela... ; através do atalho Control + F12; da barra de ferramentas padrão, clicando no ícone .
É na tela acima que você poderá especificar as propriedades para sua nova tabela. No campo Nome, você poderá indicar o nome da sua tabela. O campo Tamanho é dividido em Colunas e Linhas. Mesmo especificando o tamanho da sua tabela aqui, você poderá alterá-la futuramente sem maiores problemas.
O Writer também disponibiliza algumas opções adicionais para melhor manipulação da tabela. Entre elas, temos a opção Título, que gera uma formatação diferente do resto das linhas da tabela para a quantidade de linhas iniciais que você definir. Também é possível definir, através da opção Repetir título, se o título se repetirá em outras páginas, caso a tabela seja muito grande e exceda o limite de apenas uma página.
Outra opção que também é bastante utilizada é a Não dividir tabela entre páginas. Extremamente útil quando não se deseja que uma tabela tenha sua informação quebrada ao ser inserida próximo ao fim de uma página.
É possível também selecionar se a tabela aparecerá com bordas ou não. Para isso, basta marcar a caixa de seleção Borda.
Você pode formatar as células independentemente umas das outras, podendo, por exemplo, formatar os caracteres (mudar a fonte, estilo de fonte e cores de plano de fundo) ou até mesmo mudar o alinhamento do texto.
Para alterar a formatação, basta selecionar a célula ou o conjunto de células que deseja modificar, clicar na parte selecionada com o botão direito do mouse e selecionar a opção Tabela. Essa mesma opção pode ser acessada através do menu principal selecionando Tabela > Propriedades da tabela (Figura 11).
Para inserir um certo número de linhas ou colunas, basta colocar o cursor do mouse na linha ou coluna na qual se deseja adicionar novas linhas e colunas e clicar com o botão direito do mouse. No menu que aparecerá, escolha a opção Inserir > Linhas... ou Inserir > Coluna. Essa ação irá mostrar uma tela na qual você poderá selecionar o número de linhas ou colunas e decidir se deseja inserir antes ou depois da que foi selecionada. Depois disso, é só clicar no botão OK.
Para transformar um grupo de células em apenas uma, é muito simples. Basta selecioná-las, clicar com o botão direito do mouse sobre elas e acessar a opção Mesclar.
Para quebrar uma célula em uma ou mais, basta selecioná-la, Clicar no botão Dividir células, presente na barra de ferramentas Tabela. Aparecerá então uma caixa de diálogo, perguntando como se deseja dividir a célula, se horizontalmente ou verticalmente, e o número de divisões desejadas.
O Writer permite que você ajuste a altura de linhas ou a largura de colunas de várias maneiras distintas. Você pode realizar isso manualmente, selecionando uma das bordas (basta passar o cursor do mouse por cima da borda e ele se transformará em uma barra com duas setas) e arrastando-a com o mouse para a direção na qual deseja ampliar a célula.
Outra opção para ajuste de tamanho pode ser acessada através do menu principal, escolhendo Tabela > AutoAjustar e acessando as opções disponíveis no menu seguinte. Alguns ajustes interessantes disponíveis são:
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