Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Você irá neste item aprender a inserir imagens das diversas maneiras permitidas pelo Writer, além de utilizar recursos de edição para adicionar alguns efeitos a elas, vamos lá?
Para inserir uma figura do arquivo, basta que ela esteja armazenada no computador em que você está trabalhando no momento (ou em algum dispositivo conectado a ele). Em seguida, você se dirige ao menu principal do Writer e escolhe a opção Inserir > Figura. Ao fazer isso, aparecerá uma nova tela (Figura 1), na qual você poderá navegar entre os diretórios do computador e procurar a figura que deseja inserir. Selecione a figura desejada e clique no botão Abrir. Pronto! Sua figura agora estará devidamente inserida junto ao texto! Fácil, não?
No final da tela de seleção de figura (Figura 1), existe uma caixa intitulada Vincular, que pode ser marcada para habilitar esta opção. Vamos explicar essa funcionalidade a seguir.
Caso a opção Vincular seja marcada na tela de seleção de figuras, o Writer criará um vínculo para o arquivo da figura, ao invés de incluir uma cópia do seu conteúdo no documento. Embora a figura seja mostrada, caso você a altere fora do programa, o Writer irá apresentar essas alterações, visto que o que ele possui é uma referência ao arquivo, e não ao conteúdo da imagem. A figura e o documento permanecem como dois arquivos separados, que são combinados quando o documento é aberto novamente.
Um pouco confuso? Então, pense como se o arquivo da figura fosse uma tela de pintura. Ao usar a opção Vincular, você estará informando ao Writer onde está essa tela. Assim, toda vez que abrir o documento, ele buscará a tela e copiará o seu conteúdo para dentro do documento. Se você inserir normalmente, sem a opção de vinculação, o Writer irá apenas copiar o conteúdo da figura no momento em que você pediu para adicioná-la. Assim, nenhuma alteração feita posteriormente nela será carregada.
Essa abordagem pode parecer estranha inicialmente, mas traz consigo algumas vantagens. O tamanho do arquivo texto é diminuído, tendo em vista que a figura não é incluída e você pode modificar a figura sem ter que mudar o documento, pois a referência ao arquivo continuará válida. Assim, ao se abrir novamente o documento, as alterações realizadas na figura aparecerão. A desvantagem se encontra no fato de que, caso se deseje enviar uma cópia do documento para outra pessoa, terá também que enviar o arquivo da figura, caso contrário, a outra pessoa não será capaz de visualizá-la.
Você consegue citar outra vantagem e desvantagem em vincular figuras?
Muito provavelmente, quando você inserir uma figura no documento, ela não aparecerá no tamanho mais adequado, sendo necessário que você modifique o seu tamanho. O Writer permite que você realize essa operação de duas maneiras: mantendo a proporção entre a altura e a largura da imagem, ou não.
Quando você seleciona uma figura no Writer, aparecem alguns quadrados verdes ao redor dela (Figura 2). Esses pequenos quadrados são chamados de manipuladores e através deles você poderá aumentar ou diminuir o tamanho da imagem. Basta selecionar um deles com o botão esquerdo do mouse e arrastá-lo. Dessa forma, você poderá ajustar a figura para que ela fique do tamanho desejado.
Do modo descrito acima, a proporção entre altura e largura é mantida. Para que essa proporção não permaneça, basta segurar o botão Shift enquanto arrasta o mouse.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados