Os Componentes da Suíte LibreOffice.org

Como foi comentado anteriormente, o LibreOffice é composto de componentes ou aplicativos de escritório. Os mais importantes e que serão ensinados nesta disciplina são:

  • Writer (editor de textos): o Writer é uma ferramenta rica em características para a criação e edição de cartas, ofícios, relatórios, monografias, jornais, panfletos e muito mais. É possível criar documentos para várias aplicações, profissionais ou pessoais, com a possibilidade de inserir figuras ou imagens nos documentos, bem como outros componentes criados com a suíte LibreOffice. Os documentos editados com o Writer podem ser salvos em diferentes formatos Open Document, como .odt (Open Document Text), bem como os formatos utilizados pelo Microsoft Word. Além disso, os conteúdos criados ou modificados por esse aplicativo podem ser exportados para arquivos nos formatos HTML, XML, Portable Document Format (PDF), TXT, PNG ou JPEG.
  • Calc (planilha eletrônica): o Calc permite a criação de planilhas eletrônicas com suporte a mais de 300 funções de propósito financeiro e estatístico, além de diversas operações matemáticas. É possível também gerar gráficos de várias modalidades, como gráfico de barras, pizza ou linha, de acordo com os dados armazenados na planilha. Assim como o Writer, o Calc trabalha com um formato próprio para planilhas (.ods) além dos formatos utilizados pela Microsoft. Além disso é possível exportar os documentos criados com o Calc para PDF e HTML;
  • Impress (compositor de apresentações): o Impress oferece ferramentas para construir apresentações multimídia, com suporte a efeitos especiais, animação e desenho de figuras de maneira interativa. É a ferramenta normalmente usada para elaborar slides usados em aulas ou palestras. O Impress é compatível com apresentações criadas com o Microsoft PowerPoint, podendo ainda salvar ou exportar as apresentações criadas em formatos como o Macromedia Flash (SWF) ou também o PDF.

Vantagens do LibreOffice.org

Confira a seguir algumas das vantagens de se utilizar o LibreOffice.org ao invés de outras opções de suíte de programas para escritório.

  • Não existem taxas de licença: LibreOffice é gratuito e, portanto, qualquer um pode utilizá-lo e distribuí-lo sem custos. Muitas das características disponíveis em outras suítes, como elementos extras (os chamados add-ins), por exemplo, a habilidade de exportar o conteúdo no formato PDF, já estão prontamente disponíveis no LibreOffice sem custo adicional.
  • Código aberto: é possível distribuir, copiar e modificar o programa o quanto você desejar, de acordo com as licenças de uso de código aberto.
  • Multiplataforma: o LibreOffice pode ser executado em vários tipos de arquitetura de hardware, por meio de vários sistemas operacionais, tais como Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Sun Solaris e Android.
  • Interface de usuário consistente: todos os elementos de interface com o usuário têm uma aparência similar em qualquer componente do LibreOffice, tornando a interação fácil de aprender e ser estendida para os outros componentes.
  • Integração: os componentes do LibreOffice são bem integrados entre si. Todos os componentes do LibreOffice compartilham o verificador ortográfico, que é usado da mesma forma em cada componente.

Podem haver algumas mudanças entre a interface do LibreOffice vista nos vídeos e aquela da versão que estamos atualmente estudando. Porém, como tratam-se de modificações sutis, elas não irão prejudicar a capacidade dos vídeos de nosso curso auxiliarem seu aprendizado sobre o LibreOffice. Caso, mesmo assim, essas diferenças causem alguma dúvida, você pode pedir a seu tutor para respondê-las

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados