Salvar Documentos

Logo após a primeira edição de um documento – seja ele um texto, planilha ou apresentação –, é importante salvar em disco o conteúdo editado. Isso deve ser feito o quanto antes, caso contrário, uma queda de energia, por exemplo, pode fazer com que todo seu trabalho seja perdido!

Para realizar a operação de salvar um documento recém criado, devemos seguir os passos descritos a seguir.

  1. Escolher na barra de menu principal uma das opções a seguir, sendo que, nesse momento, utilizaremos apenas a opção salvar, que sobrescreve o documento. A função "salvar como" oferece a opção de salvar o documento que está sendo trabalhado como outro, evitando que se sobrescreva o documento aberto já salvo.

    Ou clicar no ícone a seguir

    Ou também Clicar Ctrl+S no teclado.

  2. Quando o comando Salvar aparecer, selecione a pasta na qual você deseja salvar o arquivo e defina um nome para ele. Não se esqueça de verificar se o tipo de arquivo selecionado é o Documento de texto ODF (.odt), destacado na Figura 11 (conforme o tipo que você queira salvá-lo).

Para salvar o documento depois que ele recebeu um nome, basta escolher Arquivo > Salvar na barra de menu principal ou pressionar simultaneamente Control+S no teclado. Essa operação atualiza, no arquivo correspondente, as modificações feitas no documento.

Salvando um documento

Fechando um Documento

Depois que você realizar a edição do seu documento e desejar encerrar o trabalho, é preciso fechar o documento para, depois, encerrar o LibreOffice. Da mesma maneira que as operações de abrir e salvar um documento, existem várias formas diferentes para fechar um documento.

A maneira mais simples é escolher na barra de menu principal Arquivo > Fechar. Também é possível fechar um documento clicando diretamente sobre o ícone que encerra uma janela, como, por exemplo, o X vermelho de uma janela. Se mais de um documento estiver aberto ao mesmo tempo, é necessário encerrar cada uma das janelas.

Se, por acaso, o documento que você deseja encerrar não tiver sido salvo desde a última mudança realizada, uma caixa de mensagem é exibida, conforme Figura 12. Nessa caixa de diálogo, você deve escolher uma das opções a seguir.

  • Salvar: se deseja salvar as alterações realizadas antes de encerrar.
  • Descartar: se deseja ignorar ou descartar as alterações realizadas antes de encerrar.
  • Cancelar: se deseja que nada aconteça, retornando ao modo de edição do documento.
Caixa de mensagem alertando que o documento não foi salvo.

Cuidado!

Deixar de salvar um documento pode resultar na perda das mudanças recentemente realizadas. Em outras palavras, tudo que foi realizado após o último salvamento será perdido!

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