Suíte de Aplicativos para Escritório

Você sabe o que queremos dizer quando nos referimos a “atividades de escritório”? Consegue pensar em um exemplo?

Bom, se você ainda não teve oportunidade de conhecer um escritório de perto, deve pelo menos já ter visto um escritório em funcionamento em filmes ou novelas. De acordo com o dicionário Aurélio Online (2012), a definição para escritório que nos interessa é: “Sala ou salas em que exercem atividades profissionais homens de negócios, empregados de uma empresa ou de um departamento administrativo”.

De maneira simplificada, podemos entender um escritório como sendo um local de trabalho onde são realizadas atividades relacionadas a uma empresa ou negócio. Uma das atividades mais comuns em escritórios consiste em elaborar documentos, tais como ofícios, memorandos, atas, cartas, dentre outros. Os documentos são fundamentais para o funcionamento de qualquer escritório, pois possibilitam a comunicação entre atividades e/ou pessoas do escritório. Outras atividades, como, por exemplo, o controle contábil de uma empresa, também são realizadas em escritórios.

Pensando em tornar essas atividades mais eficientes, surgiu a necessidade de se produzir programas de computador (ou aplicativos) voltados para automatizar as tarefas de escritório. Além de automatizar, os aplicativos de escritório oferecem uma forma de padronizar tais atividades, o que é fundamental para o correto funcionamento de qualquer atividade sistemática.

Imagine por um momento que confusão seria se, por exemplo, cada pessoa decidisse colocar as informações que bem entendessem no envelope de uma carta. Por exemplo, omitir o CEP e incluir o telefone celular do destinatário. Certamente, haveria um sério risco da carta nunca chegar ao seu destinatário! É por esse motivo que os Correios definiram um padrão ou conjunto de informações que devem aparecer em todo envelope de carta (destinatário, remetente, endereço, CEP etc.) para que a carta seja aceita e enviada.

Voltando ao tema da nossa aula, uma suíte de programas para escritório nada mais é do que um conjunto de programas aplicativos voltados a automatizar, padronizar e dinamizar as tarefas mais comuns realizadas em um escritório comum. Enquadram-se nessa categoria os editores de texto, editores de planilhas, editores de apresentação, agenda de compromissos, banco de dados, entre outros.

Outra característica marcante das suítes de programas para escritório é que seus programas componentes possuem uma interface de usuário consistente com compatibilidade entre seus diferentes aplicativos. Isso significa, como veremos mais adiante nesta aula, que para abrir um arquivo utilizamos a mesma sequência de ações no editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentações etc.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados