Atividade 03

  1. Abra o arquivo PlanilhaParaTrabalharComFórmulas.ods e, em seguida, selecione a planilha com o nome ICMS, ela conterá os dados apresentados na Figura 12. Planilha para calcular ICMS de produtos
    1. Para gerar os valores para a coluna Total, coluna E, precisamos multiplicar a quantidade de produtos pelo seu preço unitário. Portanto, insira na célula E4 a fórmula para realizar esse cálculo para o produto Box, utilizando as referências para as células C4 e D4 ao invés de utilizar os valores diretamente. Lembre-se de colocar o símbolo de igualdade na frente da fórmula (=C4*D4).
    2. Utilize o autopreenchimento para gerar automaticamente os valores paras as demais células da coluna E, isto é, as células E5 a E9.
    3. A coluna F da tabela deverá ser preenchida com o cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o total de cada produto. A alíquota do imposto é de 17% sobre o valor do produto.
  2. Depois de finalizado o Exercício 1, utilize a opção Arquivo > Salvar como... e salve a planilha com o nome ICMS2. Remova os valores calculados para as colunas E e F, de maneira que a planilha fique novamente igual a da Figura 12.
    1. Insira uma nova coluna com o título ICMS entre as colunas E e F. Além dessa nova coluna, preencha as linhas 10 e 11 de maneira a ficar com a planilha similar a da Figura 13. Perceba também que as células B2 e C2 foram preenchidas. A célula C2 em particular está formatada como percentagem.
    2. Planilha de cálculo de ICMS com nova coluna e linhas
    3. Para preencher a coluna E, multiplique o preço unitário pela quantidade. Preencha o restante utilizando o autopreenchimento.
    4. Para preencher a coluna F, por exemplo, a célula F5, você deverá usar a seguinte expressão: =E5*C2. Complete o restante das células com o autopreenchimento.
    5. Analise os valores gerados na questão anterior. Você acha que eles estão corretos? Verifique se as fórmulas geradas com o autopreenchimento estão corretas, clicando sobre cada uma das células da coluna F. O que aconteceu?

      Você deve ter notado que a referência C2 para a célula com a alíquota do ICMS variou ao longo das células F6 a F10, sendo o responsável por gerar os valores errados. Em cada uma das referidas fórmulas, a referência para a célula C2 deveria ter permanecido inalterada, certo? Agora, como conseguir isso utilizando o autopreenchimento?

      É fácil! Devemos usar a expressão =E5*$C$2 na célula F5. O símbolo “$” (cifrão) fixa a referência para a célula C2, de maneira que ao utilizarmos a técnica de autopreenchimento (arrastar) sobre a célula F5 para preencher as células F6 a F10 o valor C2 permanece “fixo” nas fórmulas geradas. Assim, obtemos as fórmulas corretas e, consequentemente, os valores corretos para a coluna F.

    6. Preencha corretamente a coluna G e as células D12 a G12, correspondente aos totais por coluna.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados