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De acordo com Ulla Connor (1996, p. 83, tradução nossa), a coesão "é o uso explícito de elementos linguísticos para indicar relações entre frases e partes de textos". Esses elementos coesivos são palavras ou expressões que ajudam o leitor a associar enunciados anteriores com os subsequentes.
Michael Halliday e Rugaiya Hasan (1976) dividem os elementos coesivos em cinco grandes categorias, de acordo com a relação que expressam nos textos: a referência, a elipse, a substituição, a conjunção e o léxico. Dessa forma, esses elementos podem retomar termos já expressos anteriormente ou antecipar a sua expressão, proporcionando uma leitura eficaz do texto, pois esse procedimento evita repetições e produz referências bem definidas para a sua compreensão.
Passe o mouse aqui para ver outra definição para coesão.
Segundo Halliday e Hasan (1994), há quatro tipos de coesão gramatical: referência, substituição, elipse e conjunção. Assista ao vídeo e aprenda um pouco mais sobre eles!
O vídeo a seguir apresenta os tipos coesão referencial, que podem ser exófora e endófora. A endófora, por sua vez, se divide em anáfora e catáfora (HALLIDAY; HASON, 1994). Já ouviu falar sobre esses termos antes? Assista ao vídeo e descubra!
Nosso próximo vídeo é sobre a coesão lexical, que é a coesão que se dá através da seleção de vocabulário.
A coerência dá sentido a um texto. Teun van Dijk (1977, p. 93) afirma que a coerência possui propriedades semânticas, pois é formada por meio da interpretação que o leitor faz de cada frase em relação às demais encontradas em um texto. Vejamos o diálogo a seguir (BOLITHO; TOMLINSON, 1995, p. 53).
— Which platform does the London train go from?
— London? My daughter lives in London. She married a banker there last year.
O exemplo acima ilustra muito bem um caso típico de texto coeso, mas não coerente! Veja que o diálogo está gramaticalmente correto e que as duas falas se ligam, de certa forma, pela repetição da palavra London. No entanto, não há conexão expressa entre a função da pergunta (saber qual a plataforma de partida do trem para Londres) e a função da resposta (informar sobre a filha que mora em Londres).
Assim, pode-se afirmar que um texto só é, ao mesmo tempo, coeso e coerente se seus elementos estão bem ligados entre si e se esses fazem sentido como um todo!
Passe o mouse aqui para ver outra definição para coerência.
"A text is coherent when the ideas, sentences and details fit together in a way that helps readers follow the writer's train of thought."
(HAMP-LYONS; HEASLEY, 2006, p. 127).Passemos a outro exemplo, antes de fazermos nossa primeira atividade.
Leia o parágrafo a seguir e siga as instruções que o seguem.
A computer system consists of a central processing unit (CPU), input devices, and a monitor. The CPU stores data and processes it. The input devices enable users to enter data and to manipulate that data. Both the users and the CPU need input devices — the users to send commands and the CPU to receive them. The monitor displays the data that the users enter and also displays the effects of commands that the users give the CPU to manipulate that data. Only the users need the monitor; the CPU can do all its work without displaying any of the results.
Fonte: Adaptado de COHESION. Disponível em: <http://www2.pittstate.edu/engl/gt/sent07.html>. Acesso em: 14 set. 2011.Observe que há termos que se repetem ou que se referem a algo já dito em uma frase anterior ou no próprio título (e.g.: computer, monitor). Essas palavras contribuem para a coesão desse parágrafo, pois sempre retomam os termos utilizados desde o início, fazendo com que o leitor siga a linha de raciocínio do autor.
Agora é sua vez!
Procure identificar, no parágrafo acima, outras palavras que possuam essa mesma função coesiva e as sublinhe.
Para checar suas respostas, clique aqui.
A Computer System
A Computer System consists of a Central Processing Unit (CPU), input devices, and a monitor. The CPU stores data and processes it. The input devices enable users to enter data and to manipulate that data. Both the users and the CPU need input devices — the users to send commands and the CPU to receive them. The monitor displays the data that the users enter and also displays the effects of commands that the users give the CPU to manipulate that data. Only the users need the monitor; the CPU can do all its work without displaying any of the results.
Observe que, além de palavras que retomam o que já foi dito, o uso de conectivos também favorece a coesão textual, pois eles ligam (conectam) as ideias das frases de forma lógica. Para lembrar sobre as diferentes categorias dos conectivos, cheque a nossa Aula 08.
Agora, passemos às atividades.
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