Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
A sigla XHTML significa Linguagem de Marcação de Hipertexto eXtensível (eXtensible Hyper Text Markup Language). Sua sintaxe é muito parecida com HTML 4.01. XHTML é uma versão mais limpa e rigorosa de HTML. Pode-se dizer que XHTML é HTML definida como uma aplicação XML (eXtensible Markup Language), ou seja, possui uma sintaxe mais bem formada que HTML. Assim, para facilitar a aprendizagem de XHTML, é necessário ter um bom conhecimento sobre HTML.
XHTML é uma recomendação do W3C. Como dissemos anteriormente, o W3C é um consórcio que define padrões para web. XHTML é compatível com HTML 4.01 e todos os browsers dão suporte a essa linguagem.
Mas você deve estar se perguntando: “Se são compatíveis, então, por que usar XHTML?” Porque desde que a linguagem HTML surgiu, ela tem passado por algumas transformações. No início, evoluiu de maneira desordenada, sem ditar algumas regras de formação. Isso resultou em uma grande quantidade de páginas na internet contendo HTML malformado. Mesmo porque o principal meio de uso da web eram PCs que rodavam navegadores poderosos capazes de interpretar tais documentos.
Como dito, XHTML é uma linguagem de marcação mais rigorosa em relação ao HTML. Abaixo confira algumas das principais diferenças:
Os detalhes dessas e outras diferenças entre HTML e XHTML serão vistos quando você estiver estudando XHTML, a partir da Aula 4 desta disciplina.
A seguir, está um exemplo bem simples de documento malformado. Esse documento HTML funciona em um browser, como mostrado na Figura 7, mas ele não segue todas as regras sintáticas de XHTML.
Nesse exemplo, as marcações <head>, <p> e <html> não possuem suas respectivas marcações de fim, ou seja, </head>, </p>, e </html>. Além disso, enquanto todas as tags estão escritas em minúsculo, a tag <HEAD> está escrita em maiúsculo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados