Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
Até aqui, você viu a definição e propósito das linguagens HTML, XHTML e CSS. Agora, você vai ver quais ferramentas vai precisar para especificar páginas web.
Como você acabou de ver, todo conteúdo da web é visualizado em uma ferramenta que se chama browser. Ela será essencial para você ver como estão ficando as páginas que você irá construir, mas ela não é a única. Veja a seguir algumas ferramentas úteis que você deve ter em mãos.
NOTA: Neste curso, todos os exemplos serão mostrados usando o browser Google Chrome. Atente para isso, pois em algumas situações a aparência dos sites mostrada pode diferir de um browser para outro.
Um editor de textos é uma ferramenta cujo objetivo é editar texto. Existem vários tipos de editores de texto, dos mais simples, como o gEdit do Linux, aos mais sofisticados, como o Writer do OpenOffice. Há também editores de texto específicos, tais como os editores de código-fonte.
Neste curso, para aprender (X)HTML e CSS, você precisará de um editor de texto bem simples. Sugerimos o Bloco de Notas (no Windows), o TextEdit (no Macintosh), ou o gEdit (no Linux). Ou algum outro com o qual você se sinta à vontade em trabalhar. O importante é que ele não realize marcações de formatação no texto. Assim, atenção!!! Não use qualquer um dos processadores de texto (Microsoft Word nem o Writer do OpenOffice).
Caso você não tenha nenhum editor de texto desse tipo, você pode instalar o software Notepad++ (http://notepad-plus-plus.org/download). Ele é um software livre com versão em português para ambiente Microsoft Windows. Esse software te ajudará na edição de documentos (X)HTML porque ele pode realçar, com cores diferentes, as tags dessa linguagem, completar o nome das tags, identificar as tags, expandir e recolher níveis de tags e mostrar a numeração das linhas do documento, dentre outras funcionalidades. A Figura 10 ilustra a interface do Notepad++.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados