Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 01 - Linguagens e Ferramentas para o Desenvolvimento Web

Web e sua história

WWW (World Wide Web) ou simplesmente web, é um sistema para compartilhar e interligar documentos hipermídia. Esse termo é muitas vezes usado como sinônimo de internet, mas web é um serviço que opera na internet, tal como o correio eletrônico, dentre outros. A história da internet é bem mais antiga que a da web. Mas, então, como surgiu a web?

A web foi inventada por Sir Tim Berners-Lee, quando trabalhava no setor de computação da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). Nessa época, ele iniciou pesquisas visando descobrir um método que possibilitasse aos cientistas do mundo inteiro compartilhar eletronicamente seus textos e pesquisas e que tivesse a funcionalidade de interligar os documentos, como se fosse uma grande teia pela qual as pessoas pudessem ir de um documento para o outro. Dessa forma, surgiu a noção de web e de links unidirecionais que conhecemos hoje.

Para operacionalizar essas ideias, Tim Berners-Lee criou um servidor para publicar esse tipo de documento (chamado hipertexto), bem como um programa para lê-lo, chamado de “WorldWideWeb”. O software “WorldWideWeb” foi lançado em 1991, mas apenas em 1993 tornou-se amplamente conhecido e popular.

Dois eventos levaram à popularização da web, em 1993:

  1. O CERN (empresa na qual Tim Berners-Lee trabalhava) lançou o código-fonte do WorldWideWeb em domínio público, então, qualquer um poderia usar ou construir algo sobre o software sem nenhuma taxa. E isso ocorreu logo depois que a Universidade de Minnesota (EUA) começou a cobrar pela utilização do Gopher, um sistema de indexação de repositórios, que era utilizado como mecanismo de busca de documentos na internet (o Gopher foi especificado em 1991).
  2. Mais tarde, no mesmo ano, o Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA) lançou um programa, chamado Mosaic, que combinava um browser web e um cliente Gopher. O Mosaic estava disponível, originalmente, apenas para máquinas Unix e em forma de código-fonte, mas em dezembro de 1993 saiu uma nova versão do Mosaic que podia ser instalada em Apple Macintosh e Microsoft Windows. Assim, o Mosaic tornou-se popular rapidamente e, junto com ele, a web.

Curiosidade: “Browser” é um termo inglês que vem do verbo “to browse”, que significa folhear casualmente as páginas de um livro; e foi traduzido para o português como “navegador”, gerando a expressão “navegar na internet”.

Mosaic foi o navegador que liderou o boom da internet no início dos anos 1990, veja sua interface na Figura 1.

A popularização da web trouxe interesses comerciais. E assim, Marc Andreessen deixou a NCSA (National Center for Supercomputing Applications) e junto com Jim Clark fundou a Mosaic Communications, depois renomeada para Netscape Communications Corporation, e começou a trabalhar no que viria a ser o Netscape Navigator, o browser mais utilizado até o final da década de 1990. A versão 1.0 do software foi lançada em dezembro de 1994. Você pode ver a interface do Netscape Navigator 1.0 na Figura 2.

A Spyglass Inc. (o braço comercial da NCSA) licenciou sua tecnologia do Mosaic para a Microsoft formar a base do Internet Explorer. A versão 1.0 foi lançada em agosto de 1995, você pode ver a interface do Internet Explorer 1.0 na Figura 3. Desde então a Microsoft travou uma grande batalha para dominar o mercado de browsers, culminando com a conhecida Guerra dos Browsers.

Interface do Mosaic  Interface do Netscape navigator  Interface do Internet Explorer

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados