Continuando Nosso Programa...

Vamos ligar a classe Carro à classe Pessoa, fazendo com que uma pessoa possua um carro e esse carro só possa pertencer a uma única pessoa. É o que chamados de relação um-para-um.

Camila possui um carro vermelho

Exemplo de relacionamento entre objetos

A classe Carro precisa “saber que pertence” a alguém. Iremos adicionar um atributo chamado dono, que é do tipo Pessoa. Exibindo a lista de atributos de Carro após a mudança:

Listagem 2 - Codificação do relacionamento entre as classes Carro e Pessoa

E os respectivos métodos get e set:

Listagem 3 - Métodos que relacionam Carro a Pessoa

Vamos utilizar esse relacionamento no exemplo seguinte:

Listagem 4 - Programa exemplo do relacionamento Carro e Pessoa

Observe a linha:

Listagem 5 - Comando com exemplo de troca de mensagem

Neste ponto, a classe Main envia uma mensagem para o objeto carro, recuperando o seu dono, um objeto da classe Pessoa, e esse recebe uma mensagem para que retorne o seu nome.

A troca de mensagens é comumente denominada de chamada de método.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados