Sistema = Mundo OO

Quando falamos em sistema, estamos falando em um programa complexo que implementa a solução de um problema complexo. Até agora, vimos pequenos programas, específicos e simplificados, pois trata-se de uma situação didática. Mas, iremos adicionando complexidade pouco a pouco e logo você será capaz de desenvolver suas próprias soluções.

O mundo em que vivemos está repleto de objetos (ou coisas) que nos cercam e fazem a nossa vida ser como é, pois sem eles não conseguimos sequer imaginar como seria. Tais objetos definem nosso mundo por possuírem características próprias e se relacionarem entre si.

Nele, vimos carros trafegando pelas ruas, com edifícios que possuem escadas e elevadores; utilizamos nossos objetos pessoais, como relógios, óculos e bolsas. Todos têm uma finalidade, atribuímos nomes a eles e os ligamos a pessoas e a outros objetos. É o nosso mundo! E esse mundo está sujeito a leis naturais e humanas. Essa analogia é importante para entendermos que um sistema computacional é abstrato, mas segue um princípio de construção semelhante ao mundo que nos cerca.

Um sistema é um verdadeiro mundo orientado a objetos, se a linguagem assim o definir, como é o caso da linguagem Java. Pois, nela, todo programa por mais simples que seja, até um complexo sistema de controle de tráfego aéreo, por exemplo, são feitos por um conjunto de muitos objetos de várias classes diferentes.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados