Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 10 - Coleções em Java

Arrays Bidimensionais

Primeiramente, vamos definir o que é uma dimensão de um array. A dimensão, ou quantidade de dimensões, é o conjunto de valores que precisamos definir para localizar uma informação. Por exemplo, uma lista de alunos de 0 a 100 pode ser organizada em um array de uma dimensão, pois para localizar um aluno nessa lista basta indicar um valor da sequência.

Já para localizar uma peça em um tabuleiro de xadrez precisamos de duas coordenadas, linha e coluna. Assim, para representarmos um tabuleiro de xadrez com arrays, são necessárias duas dimensões. A Listagem 5 mostra esse exemplo codificado em Java. Suponha que iremos representar um tabuleiro de xadrez com linhas e colunas de 0 (zero) a 7 (sete), compreendendo 8 valores de cada. Vamos também supor que cada valor representa uma String com o nome da peça que ocupa a casa. Observe a utilização de dois valores distintos para localizar uma casa no tabuleiro, e para cada valor um par de colchetes, um par para cada dimensão do array.

Listagem 5 - Exemplo de Array bidimensional

É possível definir n dimensões, porém, na prática, não é comum nem recomendável trabalhar com tantas dimensões. Na prática, é extremamente comum trabalharmos com apenas 1 (uma), e algumas vezes com 2 (duas) e, quase nunca com 3 (três) dimensões, pois há outros recursos na programação orientada a objetos que desencorajam e oferecem alternativas melhores a essa prática.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados