Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 10 - Coleções em Java

Iterando sobre Coleções

Agora que vimos algumas das coleções mais utilizadas no mundo Java, vamos então aprender como percorrer essas coleções. Para tal tarefa, existem várias opções, no entanto, nesta seção iremos falar especificamente do for each. Antes das apresentações oficiais, vamos dar uma revisada no velho e bom for tradicional, apenas para relembrar.

Loop for each

Também conhecido no mundo Java como “enhancedloop” e for-in, porém, todos se referem ao mesmo construtor Java. O for-each loop veio com o Java 6 como um loop especializado que simplifica a iteração sobre Arrays e Coleções.

Bom, já que o nosso novo loop veio para facilitar a nossa vida, quando iteramos sobre as coleções, então, vamos dar uma olhada mais de perto no seu funcionamento.

O que ele tem de bom?

Primeiramente, ao invés de ser dividido em TRÊS partes, temos apenas DUAS. Opa! Isso já está ficando bom! Diminuiu a complexidade da sintaxe. Então, vamos iterar sobre um Array utilizando o for básico(antigo) e então depois veremos como fica com o nosso novo amigo.

Noossaaa! Realmente ficou muito mais simples!! Mas não entendi nada! Calma, veremos todo o seu comportamento a seguir.

Analisando o enchanced for de uma maneira mais formal:

As duas partes são:

  • Declaração: no bloco de declaração o tipo da variável pode ser compatível com o tipo dos elementos da coleção que você está acessando. Essa variável será a que utilizaremos no corpo do loop e o seu valor será o mesmo que o elemento corrente da coleção.
  • Expressão: deve ser o Array ou coleção que você deseja iterar sobre. Pode ser qualquer tipo de coleção ou método cujo retorno seja uma coleção ou Array. Os tipos dos elementos dentro da coleção podem ser os seguintes: primitivos, objetos ou até mesmo outra coleção.

Vamos dar uma olhada em algumas restrições do enchanced loop:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados