Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Programação Orientada a Objetos

Objetos

O que são objetos? Na programação OO, objetos são usados para representar entidades do mundo real ou computacional. Ou seja, os objetos são usados para representar aqueles elementos e abstrações que fazem parte da solução do programa que estamos desenvolvendo.

Se observarmos ao nosso redor, veremos várias entidades ou abstrações as quais podem ser representadas como objetos no nosso programa. As pessoas e seus carros podem ser vistas como objetos. Na Figura 5, ilustramos, por exemplo, a pessoa de nome “Camila” que tem um carro “Ferrari”.

Os objetos possuem características pelas quais os identificamos e finalidades para as quais os utilizamos. Essas características são tipicamente chamadas de atributos, no linguajar da programação OO. Cada objeto Pessoa, por exemplo, possui um RG, um nome, uma data de nascimento, etc. Já os objetos do tipo Carro possuem um tipo, uma cor, uma quantidade de portas. A Figura 05 mostra os diferentes atributos que os objetos “Camila” e “Ferrari” possuem, assim como os valores que estão assumindo.

Finalmente, objetos podem também ter comportamentos associados. Objetos do tipo Pessoa, por exemplo, podem andar, correr ou dirigir carros. Já os objetos do tipo Carro podem ter os seguintes comportamentos: ligar, desligar, acelerar, frear. A Figura 5 também ilustra os comportamentos que objetos Pessoa e Carro podem ter.

Assim, na POO os objetos possuem características e comportamentos. As características também podem ser chamadas de dados ou atributos. Enquanto os comportamentos também podem ser chamados de operações ou métodos.

Exemplos de objetos:

Exemplos de objetos

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados