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arrow_back Aula 01 - Introdução à Programação Orientada a Objetos

Como Tudo Começou

De acordo com dados bibliográficos, os conceitos da programação orientada a objetos (POO) surgiram no final da década de 1960, quando a linguagem Simula-68 introduziu os conceitos de objetos e troca de mensagens para construção de programas.

Tais conceitos foram posteriormente amadurecidos e aprimorados durante a década de 1970 pela linguagem de programação Smalltalk, desenvolvida no laboratório de pesquisa da Xerox, nos Estados Unidos. Entretanto, a popularização da POO só se deu ao longo da década de 80 e 90, com as linguagens C++ e Java.

Java é uma das linguagens mais difundidas nos dias atuais e por conta disso foi escolhida para iniciarmos nossos estudos de POO. Ela surgiu, oficialmente, em 1995 e também tem uma historinha interessante... mas, essa história só veremos na próxima aula.

Um dos principais pesquisadores que introduziu os conceitos de POO, foi o cientista Alan Kay (veja a Figura 1) da Xerox, um dos criadores da linguagem Smalltalk. Durante suas pesquisas, Alan desenvolveu a ideia de que poderíamos construir um programa usando conceitos e abstrações do mundo real, como objetos, troca de mensagens. Houve um dia em que Alan Kay pensou:

AlanKay

Então, a partir desses questionamentos, ele começou a desenvolver suas ideias sobre um sistema de software fazendo uma comparação com o sistema de seres vivos, como ilustra a Figura 2.

AlanKay pensando na programação OO

Nossa! Quantas ideias!!! Mas, não se preocupe que iremos falar e aprender sobre cada uma delas ao longo das diversas aulas deste curso.

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