Cursos / Eletrônica / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Lembra daquela imagem animada, mostrada no início desta aula, em que se representava a evolução da mesa de um escritório em consequência da disseminação das TI? Ali estávamos conversando apenas acerca de um tipo de atividade laboral: as realizadas em escritório. Entretanto, até mesmo devido aos diversos segmentos que a TI atua, como também vimos agora há pouco, perceba que ela influencia outros ramos de atuação profissional, adaptando, criando novas profissões ou mesmo extinguindo uma série de outras. Não foi à toa que vimos que as empresas mais valiosas do mundo atuam, direta ou indiretamente, com a TI. Isso, é claro, promoveu mudanças no mercado de trabalho.
Certamente, você nem conheceu profissões consideradas já extintas (ou em processo de extinção), como a do datilógrafo (só para você ter uma ideia do quanto essa profissão é antiga, lembra que mencionei na Aula 02 a existência de cursos a distância por correspondência em datilografia?), telefonista, vendedor de enciclopédia… Por outro lado, seus pais e avós, provavelmente não sabem ao certo o que fazem profissionais como influenciadores digitais, como alguns YouTubers e blogueiras, técnico em manutenção de drones, analista de Search Engine Optimization (SEO), gerente de rede de computação em nuvem, arquiteto e cientista de dados, entre outras profissões que estão surgindo com o avanço da área de TI. Esses são apenas alguns exemplos de novos profissionais demandados pelo mercado de trabalho atual. Há quem diga que muitas profissões surgirão e tantas outras desaparecerão com o avanço da TI nas mais diversas áreas profissionais.
Ficou curioso(a) para conhecer outras profissões impulsionadas pela TI?! Pois dê uma olhada nesta matéria sobre algumas das profissões que despontarão nos próximos anos!
Onze novas profissões que darão muito que falar: especialista em competências digitais seleciona as atividades que surgirão com as novas tecnologias
Especialistas estimam que todo processo laboral que possa ser automatizado, o será em um futuro cada vez mais próximo. Algumas empresas de TI estão pesquisando e desenvolvendo fortemente soluções nesse sentido. Lembra que conversamos na Aula 03 sobre uma inteligência artificial que escreveu uma matéria a respeito de um terremoto? E sobre os carros autônomos que já conseguem, inclusive, evitar acidentes, você já ouviu falar?! Pois é, as máquinas estão cada vez mais nos "imitando". Para você ter uma ideia, já existem robôs programados para transportar volumes com maior velocidade, destreza e força do que seres humanos e, inclusive, do que outras máquinas!
Duvida?! Pois veja você mesmo um vídeo, de 2015, em que a Google apresentou o Spot, um robô quadrúpede projetado para realizar algumas atividades braçais e de risco para humanos!
Vídeo 03 - Introducing SpoteAo assistir vídeos como esses é que passamos a entender o porquê de as máquinas se rebelaram contra nós em filmes como O exterminador do futuro (1984), Matrix (1999) e Eu, robô (2004), hein?! Mas também não precisa ficar assustado(a). Como aprendemos na aula passada, desenvolver e aprimorar tecnologias faz parte da humanidade. A cada dia, procuramos produzir soluções que facilitem nosso cotidiano.
O fato é que até a comercialização ou disseminação de todas essas tecnologias autônomas, ainda demandaremos seres humanos, seja para projetar e desenvolver tais equipamentos, seja para mantê-los funcionando ou mesmo buscando evoluir a tecnologia. Por isso, a área de TI é vista como um setor que dá suporte a uma série de outras áreas e em diferentes segmentos da cadeia produtiva. A formação por profissionais qualificados, críticos e criativos nesse âmbito é necessária para garantir a qualidade dos serviços desenvolvidos.
E você, já sabe em que área pretende atuar? Que tal conhecer algumas das possibilidades a partir do que o Instituto Metrópole Digital oferece? Vamos lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados