Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula

arrow_back Aula 06 - Roteiro Prático nº 03 - Desenvolvimento da PCI: ISIS - Parte II

Proteus (ISIS) - pt.3

Dica

O termo I/O é usado na eletrônica para determinar entrada ou saída, do inglês input/output, pode ser que também seja encontrado IO, IN/OUT ou 1/0, mas todos significam a mesma coisa: indicam que naquele ponto os sinais podem ser de entrada ou saída.

Observem que no circuito da Figura 3 conectamos os pinos 5, 6, 7 e 8 do DIPSW_4 ao GND e os pinos 1, 2, 3 e 4 aos nomes: CHAVE1, CHAVE2, CHAVE3 e CHAVE4, respectivamente. Além disso, adicionamos nossos resistores de pull-up ao VCC, mas o componente VCC é novo e até o momento não tínhamos trabalhado com ele. Vocês devem lembrar de como fazer para adicionar o componente GROUND. deve seguir o mesmo procedimento como fosse adicionar o GROUND, mas escolher a opção POWER no lugar de GROUND. Caso não se lembre, retorne a aula anterior e revise o assunto. Para efeito de organização do circuito, renomeie o terminal inserido com a String VCC.

Circuito com as ligações de I/O

Observe que foram adicionados terminais DEFAULT aos pinos RA0, RA1, RA2 e RA3 do microcontrolador e foram nomeados, respectivamente, de CHAVE4, CHAVE3, CHAVE1, CHAVE2. Dessa maneira, relembrando, nós conectamos, um a um, os terminais do microcontrolador aos terminais do DIP-Switch que apresentam a mesma denominação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados