Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula

arrow_back Aula 06 - Roteiro Prático nº 03 - Desenvolvimento da PCI: ISIS - Parte II

Proteus (ISIS) - pt.2

O valor de um resistor de pull-up deve ser bastante alto, entre 1Kohm e 10Kohm. Dessa forma, garantimos que a corrente será baixa em cima desse componente, assim, nossa placa também irá consumir pouca corrente.

O funcionamento do circuito é simples, quando acionamos a chave DIPSW_4, o GND fica em comum com o pino do microcontrolador, fazendo com que o sinal daquele pino mude de estado: nível alto para nível baixo. Quando voltamos com a chave para a posição inicial, o resistor que está ligado em VCC faz com que o estado do pino do microcontrolador mude mais uma vez: nível baixo para nível alto. Um exemplo desse tipo de circuito é mostrado na Figura 2.

Exemplo de um circuito com resistor de <span class='italico'>pull-up</span>

Agora que sabemos a função de um resistor de pull-up, vamos ligar a nossa chave DIPSW_4 com o microcontrolador. Para isso, construa, no circuito que foi implementado na aula passada, o módulo mostrado na Figura 3. O objetivo desse DIP switch é utilizá-lo para modificações lógicas no comportamento dos semáforos. Por exemplo, a depender da palavra configurada nele, os semáforos obedecerão a um comportamento específico. Portanto, há que se fazer modificações no código para atingir o fim desejado.

Por enquanto, não nos preocuparemos em modificar o código desenvolvido em aulas anteriores.

Circuito com <span class='italico'>DIPSW_4</span>, resistor de <span class='italico'>pull_up</span> e chaves de I/O

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados