Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula
Vamos trabalhar com o ARES. Como já vimos, ele é o responsável por criar o projeto físico da placa, criar as trilhas e definir as regras de roteamento. Para abrir o ARES, basta clicar (dentro do ISIS) no botão , automaticamente um outro aplicativo será aberto. Inicialmente, pode aparecer uma janela perguntando qual o tipo de layout que devemos escolher, basta selecionar DEFAULT. A Figura 19 mostra a tela inicial do ARES.
Caso o ARES não tenha o encapsulamento de algum componente, será solicitado que você indique qual tipo de encapsulamento deve-se utilizar.
Ao construir o esquemático do circuito no ISIS usando os componentes é gerado o 'netlist' do circuito, que é responsável por descrever a conectividade de um circuito eletrônico. Ao iniciar o ARES, já se tem boa parte das informações para construção da placa final: em particular, comumente, os encapsulamentos já estão relacionados aos símbolos do esquemático, o que possibilita ao ARES pré-selecionar estes para inserção na área de design do layout da placa. Isso nos trás uma importante distinção a ser feita: a diferença entre componente e encapsulamento.
Um componente no Proteus é uma instância de um modelo eletrônico de dispositivo ou componente eletrônico cujo símbolo/desenho não representa necessariamente o modelo físico. É tanto, que no ISIS, devido ao modelo matemático do circuito gerado, é possível fazer a simulação do mesmo, como vimos anteriormente, podendo-se testar se a construção dele está correta.
Um encapsulamento é a representação física de um componente eletrônico de um fabricante específico e/ou modelo específico, com as mesmas dimensões e características. Esses modelos físicos ficam armazenados na biblioteca do ARES.
No ARES, ao ativar o ‘Componente Mode’, , estará disponível os mesmos componentes que foram utilizados no ISIS para montar o circuito, trazendo com eles as informações de conectividade, que poderão ser visualizadas no modo gráfico do ARES por meio de fios verdes à medida que os componentes são inseridos na área de desenho da placa. Por outro lado, no ‘Package Mode’, , acessa-se apenas às instâncias físicas, não existindo a obrigatoriedade de inserção dos mesmos componentes que foram utilizados no circuito implementado no ISIS, podendo-se fazer, inclusive, outras conexões. Portanto, quando se trabalha com um layout obtido a partir de um esquemático, é mais comum se utilizar exclusivamente o modo componente.
Portanto, observe que vários recursos são parecidos com os do ISIS, mas com uma observação: aqui não podemos criar componente, apenas usá-lo ou criar um novo encapsulamento.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados