Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula
O último passo, nesta aula, será gerar os arquivos gerber. Esses arquivos são necessários para a produção da placa, seja ela para fins comerciais ou de prototipagem. Como nossa placa possui somente o layer do BOTTOM e os componentes estão no layer do TOP, vamos gerar somente os arquivos necessários para esse fim.
Para gerar esses arquivos, vamos em Output → Gerber/Excellon Output... uma janela irá aparecer pedindo para buscar por erros, desse modo, podemos clicar em Yes. Após a checagem, aparecerá um relatório, se não tiver nenhum erro, podemos continuar. A Figura 34 mostra a janela de relatório da checagem por erros.
Quando clicamos em Close, a janela de configuração do gerber será aberta. Em Layers/Artworks, habilitamos: Bottom Copper, Top Silk, Bottom Resist, Drill e Edge. Se nossa placa fosse de dupla face, a configuração seria diferente. As outras configurações da janela não são modificadas, apenas observe que, em Gerber Format, o padrão selecionado é RS274X, esse é o padrão utilizado atualmente por grande parte das empresas de criação de placas. Por fim, em Folder, escolhemos o local de destino dos arquivos gerber. A Figura 35 mostra a configuração do gerber.
Após a criação do arquivo gerber, finalizamos o nosso projeto no Proteus. Esses arquivos são necessários para as próximas aulas. Se tiver algum dúvida, chame o tutor ou monitor presente.
Lembre-se, nesta aula, foi apresentado o básico para usar o Proteus, mas ele possui muitos outros recursos que podem ser explorados futuramente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados