Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 09 - Transmissão de dados através do protocolo SPI

Vamos à Prática! - pt.2

O Programa

Você já deve ter percebido que só o circuito não vai ser suficiente para realizar a experiência. Você também vai precisar fazer um programa, compilar esse programa, e gravá-lo no PIC para que ele possa ser executado. Na verdade, serão dois programas diferentes, pois temos dois PICs no circuito e, apesar dos programas serem parecidos, há pequenas diferenças entre eles para fazer tudo funcionar da forma esperada.

Você não vai precisar fazer todo o código do começo ao fim, apesar de isso ser um ótimo exercício. Nesta aula, você vai ter acesso a um código parcialmente pronto e terá que fazer as partes que estão faltando, que são exatamente a configuração e o acesso à comunicação SPI. Você deve levar esses códigos para a aula prática, para serem gravados nos microcontroladores e testados no circuito durante a parte prática. É interessante também que você analise todo o código para entender bem o que está sendo feito e tire duvidas durante a aula prática, mesmo que não seja, especificamente, sobre SPI (que é o assunto principal desta aula).

Uma coisa muito importante ao programar para um microcontrolador qualquer: tenha sempre em mãos o datasheet do microcontrolador sendo utilizado. O datasheet do PIC 18F2550 está em anexo nesta aula. Sempre o utilize para verificar os nomes dos registradores, os nomes dos bits e o que cada um deles faz.

Primeiro, nós vamos falar de como fazer para visualizar e editar o código que você vai utilizar na experiência. Em seguida, vamos ver o que precisa ser modificado e, por fim, como gravar os PICS e como gravar o circuito.

Acessando os Arquivos do Experimento

Você vai encontrar um arquivo em anexo chamado “aula_pratica_SPI.zip”, nos anexos da aula. Descompacte o arquivo em alguma pasta no seu computador. Você vai, então, encontrar uma pasta chamada “Aula Pratica SPI”, e dentro dela você vai encontrar mais duas pastas: “Mestre” e “Escravo”. Como já deve supor, cada uma dessas pastas vai conter os códigos de um dos PICS a serem gravados.

Cada código foi desenvolvido utilizando o programa MPLAB, da Microchip, e o compilador C18 (caso você não tenha esse programa instalado, consulte os links da referência para baixar e instalar o MPLAB e o compilador C18). Dentro das pastas do Mestre e Escravo você vai encontrar os seguintes arquivos:

  • Mestre.mcp ou Escravo.mcp: arquivos com as informações dos projetos gerenciados pelo MPLAB.
  • Mestre.mcw ou Escravo.mcw: arquivos que contém informações sobre o espaço de trabalho do MPLAB para aquele projeto.
  • main_mestre.c ou main_escravo.c: arquivos que contém o código em C que vão ser gravados nos respectivos PICs mestre e escravo.
  • header_mestre.h ou header_escravo.h: arquivos de cabeçalhos com algumas definições de funções para o programa contido, respectivamente, no main_mestre.c e main_escravo.c.

O arquivo que você vai, efetivamente, editar é o main_mestre.c e o main_escravo.c, mas queremos fazer isso utilizando o ambiente do MPLAB, ou seja, queremos abrir os arquivos .mcw. Portanto, vamos começar abrindo o arquivo Mestre.mcw.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados