Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
Agora, para gravar o PIC você vai precisar do programador, que vai estar disponível no laboratório. Conecte o gravador ao computador por meio do cabo USB fornecido a você pelo monitor e depois conecte o PICKit 3 no seu circuito. Note que o circuito apresenta duas barras de 6 pinos, uma para cada dispositivo. O PICKit vai ser conectado nessas barras. Se você deseja gravar o mestre, conecte o PICKit na barra de pinos do mestre. Se desejar gravar o escravo, conecte na barra de pinos do escravo. As alimentações de ambos os PICs estão conectadas entre si, então, você pode alimentar o circuito por meio de qualquer uma das barras de pinos.
Lembra-se do pino que está marcado no esquema do circuito? Observe na imagem a seguir a seta branca, em uma das pontas do conector do PICKit 3 com a placa. Você deve conectar o pino marcado no circuito com furo marcado pela seta branca. É este furo que define a ordem. Caso você inverta, poderá danificar o circuito. Então, tome bastante cuidado.
Agora você precisa selecionar qual o gravador que você vai utilizar. Vá em “Programmer > Select Programmer > 6 PICkit 3” para selecionar o gravador que vamos utilizar, como mostra a figura a seguir.
Ao selecionar o PICkit 3, o MPLAB vai tentar conectar ao dispositivo. Como o PICkit 3 tem a capacidade de alimentar o circuito, ele vai perguntar se você tem certeza que o PIC selecionado no MPLAB é o que está sendo utilizado. Caso você esteja utilizando um PIC que funcione com uma voltagem menor, como, por exemplo, o PIC18F45K20, e tiver selecionado no MPLAB um microcontrolador que funcione com 5V, como o PIC18F2550, você pode queimar o PIC. Se você abriu o arquivo como indicado, ou seja, abrindo o arquivo “Mestre.mcw”, então, o PIC selecionado é o correto. De qualquer forma, você pode ver o nome do PIC na mensagem de aviso, e verificar se é ele mesmo que está no circuito. Estando tudo certo, clique em OK.
Mesmo assim, pode acontecer de o PICkit ainda não conseguir alimentar o circuito. Caso isso aconteça, verifique se a opção de alimentação do circuito está habilitada. Clique em “Programmer > Settings ...” e, depois da aba “Power”, marque a opção “Power target circuit from PICkit 3”, NÃO altere o valor de voltagem de alimentação. Clique em OK e o aviso deve aparecer novamente. Clique em OK, na janela de aviso, e o seu circuito deve estar alimentado.
Você deve ver, agora, alguns novos botões na interface na parte superior do MPLAB. Procure os botões mostrados na figura abaixo.
Da esquerda para a direita, as funções desses botões são:
Estamos interessados no primeiro botão, o de gravar o PIC, e, no último, o de alimentar o circuito. Depois de ter compilado e conectado corretamente o gravador, clique no botão de gravação. O programa que foi compilado vai ser gravado no dispositivo. Você deve receber a mensagem “Programming...” enquanto o PICkit estiver programando o dispositivo, e “Programming/Verify complete”, quando a gravação terminar sem erros. Caso você receba alguma outra mensagem, procure o monitor do laboratório para resolver o problema.
Se, por acaso, você perceber que esses botões estão aparecendo da forma como mostra a Figura 8, isso indica que o PIC não está sendo alimentado e, logo, você não pode gravar o PIC. Clique no último botão para alimentar o circuito. Talvez as mensagens de aviso tornem a aparecer, mas agora você já deve saber como lidar com elas.
Pronto. Se você chegou até aqui, então, temos o PIC mestre gravado corretamente e funcionando. Experimente apertar o botão e ver se os LEDs estão mudando da forma esperada.
Feito isso, podemos, então, gravar o dispositivo escravo. Primeiro, feche o MPLAB. Então, mude o PICkit da barra de pinos do mestre para a barra de pinos do escravo. Lembre-se de conectar o gravador no sentido correto. Feito isso, abra o arquivo “Escravo.mcw”. A partir daqui você pode seguir os passos de forma semelhante ao que foi feito para gravar o mestre. Perceba que ao alimentar o escravo, o mestre também será alimentado. Após gravar o programa no PIC escravo, você pode testar o funcionamento do circuito. Experimente apertar o botão e ver o que acontece.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados