Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 09 - Transmissão de dados através do protocolo SPI

Compilação e Gravação dos PICs

Gravando o PIC

Agora, para gravar o PIC você vai precisar do programador, que vai estar disponível no laboratório. Conecte o gravador ao computador por meio do cabo USB fornecido a você pelo monitor e depois conecte o PICKit 3 no seu circuito. Note que o circuito apresenta duas barras de 6 pinos, uma para cada dispositivo. O PICKit vai ser conectado nessas barras. Se você deseja gravar o mestre, conecte o PICKit na barra de pinos do mestre. Se desejar gravar o escravo, conecte na barra de pinos do escravo. As alimentações de ambos os PICs estão conectadas entre si, então, você pode alimentar o circuito por meio de qualquer uma das barras de pinos.

Atenção

Lembra-se do pino que está marcado no esquema do circuito? Observe na imagem a seguir a seta branca, em uma das pontas do conector do PICKit 3 com a placa. Você deve conectar o pino marcado no circuito com furo marcado pela seta branca. É este furo que define a ordem. Caso você inverta, poderá danificar o circuito. Então, tome bastante cuidado.

O gravador do PICKit 3

Agora você precisa selecionar qual o gravador que você vai utilizar. Vá em “Programmer > Select Programmer > 6 PICkit 3” para selecionar o gravador que vamos utilizar, como mostra a figura a seguir.

Menu de seleção do programador PICKit 3

Ao selecionar o PICkit 3, o MPLAB vai tentar conectar ao dispositivo. Como o PICkit 3 tem a capacidade de alimentar o circuito, ele vai perguntar se você tem certeza que o PIC selecionado no MPLAB é o que está sendo utilizado. Caso você esteja utilizando um PIC que funcione com uma voltagem menor, como, por exemplo, o PIC18F45K20, e tiver selecionado no MPLAB um microcontrolador que funcione com 5V, como o PIC18F2550, você pode queimar o PIC. Se você abriu o arquivo como indicado, ou seja, abrindo o arquivo “Mestre.mcw”, então, o PIC selecionado é o correto. De qualquer forma, você pode ver o nome do PIC na mensagem de aviso, e verificar se é ele mesmo que está no circuito. Estando tudo certo, clique em OK.

Mesmo assim, pode acontecer de o PICkit ainda não conseguir alimentar o circuito. Caso isso aconteça, verifique se a opção de alimentação do circuito está habilitada. Clique em “Programmer > Settings ...” e, depois da aba “Power”, marque a opção “Power target circuit from PICkit 3”, NÃO altere o valor de voltagem de alimentação. Clique em OK e o aviso deve aparecer novamente. Clique em OK, na janela de aviso, e o seu circuito deve estar alimentado.

Você deve ver, agora, alguns novos botões na interface na parte superior do MPLAB. Procure os botões mostrados na figura abaixo.

Botões de gravação do PIC

Da esquerda para a direita, as funções desses botões são:

  • Programar o PIC.
  • Ler os dados na memória do PIC.
  • Verificar a gravação do PIC
  • Apagar a memória do PIC.
  • Verificar se o PIC com a memória apagada.
  • Tirar o PIC do estado de "reset (na imagem, este botão está desabilitado).
  • Manter o PIC no estado de "reset"
  • Alimentar o PIC.

Estamos interessados no primeiro botão, o de gravar o PIC, e, no último, o de alimentar o circuito. Depois de ter compilado e conectado corretamente o gravador, clique no botão de gravação. O programa que foi compilado vai ser gravado no dispositivo. Você deve receber a mensagem “Programming...” enquanto o PICkit estiver programando o dispositivo, e “Programming/Verify complete”, quando a gravação terminar sem erros. Caso você receba alguma outra mensagem, procure o monitor do laboratório para resolver o problema.

Se, por acaso, você perceber que esses botões estão aparecendo da forma como mostra a Figura 8, isso indica que o PIC não está sendo alimentado e, logo, você não pode gravar o PIC. Clique no último botão para alimentar o circuito. Talvez as mensagens de aviso tornem a aparecer, mas agora você já deve saber como lidar com elas.

Botões de programação desligados

Pronto. Se você chegou até aqui, então, temos o PIC mestre gravado corretamente e funcionando. Experimente apertar o botão e ver se os LEDs estão mudando da forma esperada.

Feito isso, podemos, então, gravar o dispositivo escravo. Primeiro, feche o MPLAB. Então, mude o PICkit da barra de pinos do mestre para a barra de pinos do escravo. Lembre-se de conectar o gravador no sentido correto. Feito isso, abra o arquivo “Escravo.mcw”. A partir daqui você pode seguir os passos de forma semelhante ao que foi feito para gravar o mestre. Perceba que ao alimentar o escravo, o mestre também será alimentado. Após gravar o programa no PIC escravo, você pode testar o funcionamento do circuito. Experimente apertar o botão e ver o que acontece.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados