Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 05 - Comunicação Serial RS232 (Hardware)

Circuitos Auxiliares (MAX232)

Quando estamos utilizando fios para transmitir dados seriais, já vimos que o padrão exige que representemos os bits por tensões negativas (para bits 1) e positivas (para bits 0). Além de serem bipolares (ter tensão positiva e negativa), essas tensões são normalmente altas (maiores do que 10 V). Isso dificulta a implementação de circuitos que utilizem o padrão RS232. Essa dificuldade se dá porque praticamente em todos os circuitos os dispositivos digitais utilizam os componentes de transmissão (no caso da serial as USART) com tensões de 0 a 5 V.

Felizmente, existem pequenos circuitos integrados que convertem esses níveis de tensão usados em dispositivos digitais (entre 0 e 5 V) para níveis específicos do padrão RS232. O exemplo mais famoso desses dispositivos é o MAX232. Ele é um pequeno CI que recebe em sua entrada tensões de 0 a 5 V e fornece na sua saída as tensões correspondentes aos níveis do padrão RS232 (no caso do MAX232, de -12 a 12). Para que isso seja possível, o MAX232 tem que ser conectado a um pequeno grupo de capacitores de valor relativamente alto para poder formar o circuito elevador de tensão. A Figura 3 ilustra essas tensões.

Níveis de tensão na saída da USART e na saída do MAX232.

Se liga!

Afinal, por que estas tensões tão estranhas (negativas e altas) do protocolo RS232? Na verdade, elas servem para garantir que os dados possam ser transmitidos em cabos com uma distância relativamente alta. Isso porque os efeitos capacitivos de cabos grandes deformariam muito os bits, dificultando a identificação de bits 0 e 1 (caso fossem utilizados tensões pequenas entre 0 e 5V).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados