Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 05 - Comunicação Serial RS232 (Hardware)

RS232 (Especificação do Quadro)

Iremos agora detalhar a composição do quadro RS232. O protocolo RS232, como todos os protocolos, tem suas especificações. Esse padrão é definido pelo EIA (Electronic Industries Association) e segundo ele o quadro RS232 possui 3 partes: cabeçalho, dados e sufixo.

Start bit – O cabeçalho define o começo da palavra a ser transmitida e consiste de um bit com valor 0. Esse bit denomina-se start bit.

Bits de dado – O dado a ser transmitido pode ter tamanho variado e em geral é de 7 ou 8 bits. Esse tamanho deve ser acordado com as partes transmissora e receptora do sistema, pois não há como o receptor saber que, após o start bit, virão 7 ou 8 bits.

Bit de paridade – O sufixo do quadro RS232 pode conter um bit denominado bit de paridade. Esse bit nem sempre está presente e sua presença também deve ser acordada entre transmissor e receptor. Caso esteja presente, esse bit indica a paridade do sinal. Mas o que vem a ser a paridade do sinal? Paridade é simplesmente uma indicação de que o número de bits iguais a 1 na mensagem é par ou não. Por exemplo, se tivermos uma mensagem binária 01001010 ela terá 3 bits iguais a 1 e, portanto, o bit de paridade estaria desligado (paridade par). Se a mensagem fosse 01010110 então o bit estaria ligado (4 bits iguais a 1).

Stop bit – Os últimos bits de um quadro RS232 são os bits de parada (podem ser 1 ou 2 e novamente isso deve ser acordado entre transmissor e receptor). Esses bits são bits iguais a 1 e indicam que a mensagem terminou.


String de Configuração

É muito comum em sistemas que se comunicam via RS232 existir uma pequena sequência de caracteres (string) que identifica a configuração de uma porta serial (que utiliza o protocolo RS232). Essa string é composta por um número que indica quantos bits de dados existem. Nela são utilizadas as letras N, P ou E para indicar a paridade (N = sem paridade, P = paridade par e E = paridade ímpar) e um número para indicar a quantidade de stop bits.

Exemplos de string de configuração:

8N1 (8 bits de dados, sem paridade e 1 stop bit)

7P2 (7 bits de dados, paridade par e 2 stop bit)

8E1 (8 bits de dados, paridade ímpar e 1 stop bit)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados