Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
Para checar as respostas, clique aqui.
É um padrão de comunicação. Através do protocolo é possível determinar como o transmissor deve transmitir uma informação e como o receptor deve recebê-la. O protocolo define por exemplo o inicio e o fim de uma mensagem, como cada caractere deve ser representado.
RS232, I2C e Modbus.
Não, sempre deve existir um sincronismo caso contrário o receptor não saberá se está recebendo um caractere ou outro. Mesmo no caso das transmissões assíncronas, o sincronismo é realizado pelo próprio sinal para evitar essa falha de comunicação.
Sim, é correto. Isso se deve ao fato que quanto maior a potência de um transmissor, maior a quantidade de energia transmitida, logo, maior também a quantidade de energia dissipada, fazendo vários componentes aquecerem por trabalharem com altos valores de corrente e tensão. Sendo assim, para dissiparem o calor gerado por essa grande quantidade de energia, faz-se necessário grandes dissipadores de calor e componentes mais robustos para aguentar tais energias. Isso tudo aumenta o tamanho dos transmissores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados