Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
É fundamental que tanto o transmissor quanto o receptor estejam sincronizados. O que significa isso? Sincronismo é quando cada parte (transmissor e receptor) sabe a hora de enviar ou receber uma informação. Um exemplo de sincronismo é dado a seguir.
Suponha que você precisa conversar em código Morse com um amigo. Vocês então combinam para que o seu amigo olhe para suas mãos de um em um segundo. Se na hora em que o seu amigo olhar, você estiver com a mão fechada, isso é um ponto, se estiver aberta, será um traço. Dessa forma, se você quiser dizer SOS para ele, você terá que respeitar esse tempo, pois ele só vai olhar também nesse tempo. Então você fecha a mão por 1 segundo, mantém por mais 1 segundo, mantém novamente e aí fez o “S”; agora você abre por 1 segundo, mantém por mais 1, mantém novamente e fez o “O”, e assim vai... Se você não respeitar esse tempo, seu colega pode olhar na hora em que você estiver com a mão fechada, quando na verdade era para estar aberta. Nos transmissores sem fio (e até com fios) ocorre o mesmo: os dispositivos têm que estar sincronizados para poderem trocar mensagens.
Algumas transmissões são ditas “assíncronas”. Isso significa que o sincronismo é feito pelo próprio sinal que está sendo transmitido e que o receptor e transmissor se adaptam para ler os dados na hora certa, havendo uma ordem de leitura; caso contrário, pode-se ler um dado que não corresponde ao que está sendo transmitido.
A seguir, você verá uma pequena lista de protocolos seriais muito usados em comunicação sem fio. São basicamente os protocolos que iremos ver neste curso. Cada um tem suas especificidades e padrões. Iremos ver em detalhes como cada um funciona em aulas posteriores. Por enquanto vamos apenas saber que eles existem.
RS232 – Muito usado para comunicar dispositivos entre si e com o computador. Embora seja mais comum o uso desse protocolo com fio, ele pode ser usado para comunicar-se utilizando um transmissor sem fio.
Modbus – Muito usado para comunicar diversos dispositivos com um computador. É parecido com o protocolo RS232, com a diferença de que pode ligar vários dispositivos entre si.
Zigbee – Protocolo usado para comunicar exclusivamente dispositivos via RF. Pode comunicar diversos dispositivos entre si ou a um computador.
Bluetooth – É muito usado em computadores para comunicar-se com periféricos, como mouses, impressoras, teclados etc. Ao contrário do RS232, é um protocolo de alto nível (possui uma estrutura complexa que permite comunicar dispositivos de natureza diferente).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados