Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Já que conhecemos os tipos de dados que são manipulados pelos compiladores, iremos agora aprender os significados de variável e de constante, e como reservar espaços de memória para elas.
Tanto uma variável quanto uma constante são espaços reservados na memória, onde um valor pode ser armazenado para ser utilizado por um programa. Uma variável se diferencia de uma constante, porque ela pode assumir novas atribuições de valor durante a execução do programa. Porém, o valor de uma constante é imutável, ou seja, o valor que ela assume no início de um programa será o mesmo ao término de sua execução.
Para reservar um espaço na memória para uma variável, basta, primeiramente, especificar o tipo e, em seguida, um nome para ela.
Sintaxe
Observe a necessidade do uso do ; (ponto e virgula) após a declaração.
Exemplos
Observa-se, ainda, que uma variável pode ser global ou local. Variável global é aquela declarada fora do escopo das funções. Variável local é o tipo de variável declarada no início de um bloco e seu escopo está restrito ao bloco em que foi declarada. Nas linguagens que estudou também era assim? Se não, que outras declarações poderia haver para uma variável?
No caso das definições de constantes, o programador deve atentar para o uso do qualificador const, usado para evitar a modificação do valor da variável. O uso dos qualificadores será explicado com mais detalhes na próxima seção.
Sintaxe
Exemplos
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados