Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Os qualificadores, também conhecidos como modificadores, podem ser divididos em qualificadores de acesso e de armazenamento. O papel principal dos qualificadores é informar ao compilador o modo como os dados devem ser acessados ou modificados.
Os compiladores CCS e C18 suportam os qualificadores padrões volatile e const. O primeiro qualificador indica que o conteúdo da variável pode ser modificado durante a execução do programa. Já o segundo qualificador mostra que o valor da variável não pode ser modificado pelo programa. Sempre que o qualificador const for utilizado, se faz necessária a atribuição de um valor no momento da declaração da variável.
São elementos especiais usados para controlar a maneira como o compilador irá lidar com o armazenamento das variáveis. Os compiladores CCS e C18 fazem uso dos quatro qualificadores definidos em C, padrão ANSI: auto; extern; static; register. O C18 adiciona mais um qualificador: o overlay.
Para uma melhor compreensão desse qualificador, suponha que dois arquivos (arquivo1.c e Arquivo2.c) tratem uma variável comum (resultado_mult). Caso a declaração da variável resultado_mult, localizada no Arquivo2.c, não seja feita com o qualificador extern, o compilador gerará um erro informando a ocorrência de multiplicidade de declaração.
Exemplo
Para melhor tratar de dados de memória em uma arquitetura Harvard, o compilador C18 introduziu outros quatro qualificadores de memória: ram, rom, near e far. Os dois primeiros permitem distinguir se os dados estão localizados numa memória do tipo RAM ou numa memória do tipo ROM, já que essas memórias não compartilham o mesmo barramento. A utilização dos qualificadores ram e rom deve preceder a especificação dos qualificadores far e near, como demonstrado nos exemplos a seguir:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados