Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 06 - Fundamentos de Linguagem C - Parte I

Palavras-chave

A linguagem C possui um conjunto de palavras reservadas ou comandos pré-definidos, que não podem ser utilizados como identificadores. No Quadro 3, pode-se observar algumas palavras-chave reservadas à linguagem C. São nomes de comandos ou de diretivas do próprio C, como por exemplo, short, goto, return ou nomes de estruturas de programação, como por exemplo, while, for e case.

auto break case char const continue default do
double else enum extern far float for goto
if Int long near overlay ram register return
rom short signed sizeof static struct switch typedef
union unsigned void volatile while      
Quadro 3 – Algumas palavras-chave reservadas pela Linguagem C

Tipos de dados

As linguagens de programação disponibilizam uma gama de tipos de dados, os quais definem os valores que podem ser armazenados. Os tipos de dados suportados pelos compiladores CCS e C18 são quase todos os tipos de dados disponíveis em C, padrão ANSI. Com isso, é possível construir programas de grande complexidade com relativa facilidade.

Os tipos básicos de dados para o compilador CCS estão listados no Quadro 4.

Tipo Tamanho em bits Valor
char 8 0 a 255
int 8 0 a 255
float 32 3.4E-38 a 3.4E+38
void 0 nenhum valor
Quadro 4 – Tipos de dados(compilador CCS)

O tipo char é utilizado para representar os caracteres ASCII de 8 bits.

O tipo int da linguagem C padrão ANSI foi definido para sempre possuir o tamanho mais eficiente, na representação de números inteiros, para a arquitetura-alvo: 8 bits, no caso do compilador C da CCS, e 16 bits, para a linguagem C do MPLab C18.

Caso esteja resolvendo uma atividade e ela necessite realizar operações com números fracionários, você deve utilizar um tipo apropriado para isso, que é o float.

Temos ainda o void, um tipo usado, normalmente, em funções do C para declarar que ela, a função, não deve retornar nenhum valor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados