Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 06 - Transistor Bipolar

Configurações de trabalho

Como foi dito anteriormente, o transistor tem três terminais e, assim, pode funcionar de forma diferente conforme é polarizado e montado no circuito. Estudaremos três configurações básicas de montagem no circuito. Para cada uma delas, analisaremos as possíveis polarizações em seus terminais para determinar o comportamento do dispositivo em cada situação. Na medida em que formos fazendo esse estudo, mostraremos possíveis aplicações do transistor em alguns exemplos.

Para melhor entender as configurações, pense no transistor como uma caixa funcional que contém uma entrada e uma saída, sendo que tanto a entrada quanto a saída são formadas por dois terminais. Por possuir apenas três terminais, um deles será comum entre a entrada e a saída. Isso é o que vai determinar a sua configuração. Com isso, temos três possibilidades de configuração: coletor comum, emissor comum e base comum. Veja a figura a seguir:

Entrada e saída com transistores NPN e PNP nas diversas configurações.

 

Você lembra quais são as duas principais aplicações do transistor? Não?!

Então grave: os transistores são extramente utilizados como amplificadores e chaves. Comumente, quando se deseja implementar um amplificador utilizando um transistor bipolar, faz-se uso de uma das configurações ilustradas na figura 7. Logo, com o transistor bipolar é possível programar três tipos de amplificadores com características diferentes. Estudaremos detalhadamente as características de cada uma das configurações.

Os pontos pretos na figura 7, em cada configuração, indicam onde os transistores são ligados ao circuito na entrada e na saída. O terminal que é comum à entrada e à saída dá o nome à configuração e é utilizado como referência.

Vários estudantes se confundem com relação ao papel do coletor/emissor no circuito. A ideia do nome coletor indica algo que chega, e emissor algo que sai. Vimos, na aula passada, que os nomes “emissor” e “coletor” vêm dos emissores e coletores de portadores de cargas. Isso não significa dizer que o emissor sempre será a saída e o coletor a entrada. O papel de entrada e saída vai variar conforme a configuração.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados