Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 06 - Transistor Bipolar

Identificando a região de operação

Até aqui, você conheceu algumas características da configuração base-comum e, a partir desta configuração, você aprendeu como polarizar cada junção do transistor bipolar para que ele opere em uma das três regiões (corte, saturação e ativa). Mas, será que você consegue analisar um circuito e afirmar em qual região o transistor está operando? Não?

Então, criamos uma tabela que vai ajudar você a identificar quando um transistor estiver na região ativa, de corte e de saturação. Não é preciso decorar as condições e modelo para região. Esta tabela apenas servirá como auxílio, pois quando você entender a aplicação do transistor em cada região, a associação para o que se espera das tensões e correntes se torna fácil.

NPN PNP
ZONA Condições Modelo Condições Modelo  
Corte VBE < 0.7V
VBC < 0.7V
IC = 0
IE = 0
IB = 0
VEB < 0.7V
VCB < 0.7V
IC = 0
IE = 0
IB = 0
Ativa VBE = 0.7V
VCC>VCE>0,2V
IB>0
VBE = 0.7V
IE = α*IC
IC=βIB
VEB = 0.7V
VCC>VEC>0,2V
IB>0
VEB = 0.7V
IE = α*IC
IC=βIB
Saturação IC<βIB
VBE = 0.8V
VBE =0.8V
VCE =0.2V
IE = IC+IB
IC=βIB
VEB = 0.8V
VEB =0.8V
VEC =0.2V
IE = IC+IB
Tabela 1 - Características das regiões do transistor bipolar.

Por exemplo, quando um transistor está na região de saturação, como esperamos que ele se comporte? Esperamos que ele se comporte como uma chave fechada, certo? Ok (Ilustramos isso na figura 12 b).

Mas, o que caracteriza uma chave fechada?

Quando temos uma chave fechada, queremos que a queda de tensão em cima dela seja praticamente zero. Logo, se o transistor está trabalhando como uma chave fechada, a queda de tensão entre seus terminais coletor-emissor deve ser idealmente zero (VCE = 0.2V), como mostra na tabela. Se você recordar, falamos que as junções base-emissor e base-coletor devem estar polarizadas diretamente para que o transistor opere na região de saturação. Lembrando que essas junções são diodos, a queda de tensão em cada uma deve ser aproximadamente 0,7V.

Então, apenas conhecendo as características da aplicação conseguimos definir o que esperar das tensões entre os terminais do transistor.

Vamos praticar!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados