Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
O inversor modulado por largura de pulso é o tipo mais comum utilizado no mercado, pois ele apresenta uma saída mais aproximada de um sinal senoidal.
Essa modulação será estudada mais adiante quando estudarmos o acionamento PWM (do inglês – Pulse Width Modulation que em português quer dizer – Modulação por Largura de Pulso), mas para tentarmos entender o princípio de operação de inversor, veremos alguns conceitos básicos. Imagine que a forma de onda “sinal a”, mostrada na Figura 6, é aplicada sobre uma carga:
O sinal a é aplicado sobre a carga, mas a carga enxerga o valor médio do sinal, mostrado pelo sinal b devido às suas características. Imagine agora que o “sinal a” mostrado na Figura 7 é aplicado a uma carga:
Como na Figura 6, a carga vê o valor médio ao longo do tempo, logo, se fizermos variar as larguras dos pulsos, faremos com que o valor médio sobre a carga também varie. Dependendo de como for essa variação, o sinal visto pela carga pode se aproximar, e muito, de um sinal senoidal. A compreensão desse princípio básico ajudará a entender o acionamento PWM que será visto mais adiante.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados