Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula
O princípio de construção de um capacitor é extremamente simples. Independente da forma, basicamente, ele se constitui de duas placas metálicas isoladas por um dielétrico. Naturalmente, foi pensado como um dispositivo para armazenamento de carga, mas, para que ocorra esse carregamento, deve-se retirar certa quantidade de carga de uma das placas e depositá-la na outra, o que só é possível quando submetido a uma diferença de potencial.
Uma coisa interessante a se observar em um capacitor é que a relação entre a quantidade de carga e a tensão aplicada é sempre constante, ao que se denominou de capacitância, e que depende única e exclusivamente das áreas das placas e da distância entre elas, ou seja, de sua geometria.
Tabela 1 - Permissividade relativa de algumas substâncias.Michael Faraday, físico e químico inglês com importantes contribuições para o estudo da eletricidade e do magnetismo. Para saber mais informações sobre ele e suas contribuições, acesse o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday>.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados