Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 08 - Circuitos Sequenciais (Parte I)

Sistemas Síncronos e Assíncronos

Se você respondeu “um circuito síncrono”, você acertou. Algumas denominações que você também encontrará para esse tipo de circuito são: flip-flop SR com clock, flip-flop SR disparado por borda.

Mas, você deve estar se perguntando: que diferença existe entre o latch e um flip-flop? Por que chamá-lo de flip-flop e não de latch?

Podemos dizer que o latch é um tipo de flip-flop. De uma forma geral, podemos representar o flip-flop como um bloco no qual temos duas saídas: $Q$ e $\overline{Q}$, entradas para as variáveis (como vimos nos latches) e mais uma entrada de controle, o clock.

Os flip-flops são comumente usados em sistemas lógicos sequenciais. Costuma-se dizer que flip-flop é o bloco básico dos circuitos sequenciais.

Na Figura 10, você pode ver um flip-flop SR com clock disparado pela borda de subida. Perceba que na Figura 10(c), a saída Q não é analisada na borda de descida (ver linhas tracejadas) .

<span class='strong'>(a)</span> Diagrama de <span class='italico'>flip-flop</span> SR com <span class='italico'>clock</span> que responde apenas à borda de subida  <span class='strong'>(b)</span> Tabela verdade  <span class='strong'>(c)</span> Formas de onda típicas

Já na Figura 11 vemos um flip-flop SR com clock disparado apenas nas bordas de descida. A análise do flip-flop é semelhante ao da Figura 10(c), exceto que verificaríamos somente na borda de descida.

Diagrama e tabela verdade de <span class='italico'>flip-flop</span> SR com <span class='italico'>clock</span> de transição negativa

Borda de Subida ou Descida?

Para descobrir se um flip-flop é de borda de descida, basta ver na simbologia do flip-flop se a entrada do clock é negada (com uma bola vazia). De maneira análoga, se o flip-flop não possui clock barrado, ele é de borda de subida. Esteja muito atento!

A Figura 12 mostra uma versão simplificada dos componentes de um flip-flop SR disparado por borda. Como você pode perceber, um desses “componentes” é um latch NAND.

Observe que as entradas set (S) e reset (R) não têm efeito no flip-flop, exceto nos instantes de ocorrência de variação do clock, pois estão conectadas em portas NAND juntamente com o sinal de clock. Assim, se for um flip-flop como o da Figura 10, o acionamento ocorrerá na borda de subida (transição positiva) do clock e, se for um flip-flop como o da Figura 11, o acionamento será na borda de descida (transição negativa) do clock.

Versão simplificada do circuito interno de um <span class='italico'>flip-flop</span> SR disparado por borda

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados