Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula
Nos flip-flops que estudamos até agora, as entradas S, R, J, K e D são denominadas entradas de controle ou entradas síncronas, pois seu efeito na saída do flip-flop é sincronizado com entrada clock (CLK).
A maioria dos flip-flops com clock também tem uma ou mais entradas assíncronas que operam independentemente das entradas síncronas e da entrada de clock. Essas entradas assíncronas podem ser usadas para colocar o flip-flop em '0' ou '1' em qualquer instante, independentemente das condições das outras entradas, inclusive do clock.
A Figura 22 mostra um flip-flop JK com duas entradas assíncronas PRESET e CLEAR. Elas são ativas em nível lógico baixo ('0'), conforme está indicado pelo uso dos pequenos círculos ('o') no símbolo do flip-flop.
Analisando a tabela verdade que está na Figura 22, podemos ver os seguintes casos:
Em resumo, podemos concluir que as entradas assíncronas servem para “forçar” um estado na saída do flip-flop, independente das entradas síncronas. Muitos flip-flops que estão disponíveis em circuitos integrados (chips) têm essas duas entradas assíncronas, alguns têm apenas a entrada CLEAR.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados