Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

A radiodifusão

Áudio 01 - Repórter Esso Clique na imagem para dar play no áudio

Se a montagem e conserto de rádios era um dos principais cursos do Instituto Monitor, você deve imaginar o quanto esse meio de comunicação era popular na época. Por essa razão, o uso do rádio representa o início da utilização da EaD para massificar o acesso à Educação. Além de ser popular e de grande alcance, essa tecnologia explorava a linguagem da mídia sonora. Tais características tornaram o rádio ideal para projetos de alfabetização de jovens e adultos, visto que, apenas por meio da mídia impressa, o ensino por correspondência não seria adequado a esse público e finalidade. Além disso, como uma mídia não invalida a outra, muitos cursos por radiodifusão utilizaram, de forma agregada às aulas transmitidas por rádio, o material impresso enviado pelo serviço de correios.

A propósito, a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Roquete-Pinto, na década de 1920, representa um marco do uso da EaD para ampliar o acesso à Educação. Um dos casos mais exitosos no Brasil ocorreu aqui mesmo no Rio Grande do Norte, com a criação de algumas escolas radiofônicas, no ano de 1959, pela Diocese de Natal, que deram origem ao Movimento de Educação de Base (MEB). Mais do que alfabetizar, aquela proposta de educação popular se preocupava em conscientizar trabalhadores rurais sobre suas possibilidades de transformar o mundo.

Sistema rádio-educativo

Curiosidade

Esse movimento estava em sintonia com as ideias do educador Paulo Freire, mundialmente conhecidas a partir da experiência de alfabetização de jovens e adultos em Angicos, também no RN, quatro anos mais tarde. Por essa razão, com o Golpe Militar de 1964, essas práticas de educação a distância do MEB para classes menos favorecidas foram consideradas subversivas e as escolas radiofônicas foram, praticamente, boicotadas. Reconhecendo que se tratava de uma proposta interessante, sobretudo pela abrangência do rádio, os militares implantaram, nos mesmos moldes, o Projeto Minerva (nada contra nossa colega do início da aula, ok?!), o qual, no entanto, foi considerado fracassado (COSTA, 2010). Lembra do que comentamos sobre os preconceitos históricos da EaD na Aula 01? Pois esse é um dos casos.

Projeto Minerva

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados