Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

O ensino por correspondência

Essa fase se caracteriza pelo envio do material didático ao aluno via correio. Da mesma forma, em alguns casos, o aluno enviava de volta as atividades para correção e verificação do que foi aprendido. Você pode imaginar que se tratava de um processo bastante lento, mas era essa a alternativa tecnológica viável da época. Aliás, ainda hoje existem cursos que garantem a entrega de material didático impresso por correspondência.

As primeiras experiências de EaD datadas no Brasil são do final do século XIX, com a oferta de cursos de datilografia por correspondência publicados em jornais de circulação da época (ALVES, 2009). Contudo, são considerados marcos históricos da EaD no país a criação e oferta de cursos profissionalizantes do Instituto Rádio Técnico Monitor (hoje apenas Instituto Monitor) e o Instituto Universal Brasileiro, na década de 1930 (COSTA, 2010). Ambas as instituições, ainda atuantes hoje, formavam técnicos em rádio e TV com o material enviado por correio.

Figura 03 - Cartaz de divulgação em jornal de cursos do Instituto Monitor
Cartaz de divulgação em jornal de cursos do Instituto Monitor
Fonte: INSTITUTO MONITOR MEMÓRIAS DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Disponível em: <http://www.historiaead.com.br/galeria-de-imagens-ead.html>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Figura 04 - Correspondência com material didático impresso disponibilizado pelo Instituto Rádio Monitor
Correspondência com material didático impresso disponibilizado pelo Instituto Rádio Monitor
Fonte: INSTITUTO MONITOR MEMÓRIAS DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Disponível em: <http://www.historiaead.com.br/galeria-de-imagens-ead.html>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Saiba Mais

Apesar de ambos ainda estarem em atuação nos dias de hoje, passaram a adotar outras tecnologias para a oferta de seus cursos. Clique aqui e confira o site do Instituto Universal Brasileiro.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados

Técnica de digitar com muita velocidade em teclados, sem olhar muito para as teclas da máquina de escrever. Existem dois padrões principais para os teclados: QWERTY, utilizado ainda hoje em computadores e smartphones, e Dvorak