Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Essa fase se caracteriza pelo envio do material didático ao aluno via correio. Da mesma forma, em alguns casos, o aluno enviava de volta as atividades para correção e verificação do que foi aprendido. Você pode imaginar que se tratava de um processo bastante lento, mas era essa a alternativa tecnológica viável da época. Aliás, ainda hoje existem cursos que garantem a entrega de material didático impresso por correspondência.
As primeiras experiências de EaD datadas no Brasil são do final do século XIX, com a oferta de cursos de datilografia por correspondência publicados em jornais de circulação da época (ALVES, 2009). Contudo, são considerados marcos históricos da EaD no país a criação e oferta de cursos profissionalizantes do Instituto Rádio Técnico Monitor (hoje apenas Instituto Monitor) e o Instituto Universal Brasileiro, na década de 1930 (COSTA, 2010). Ambas as instituições, ainda atuantes hoje, formavam técnicos em rádio e TV com o material enviado por correio.
Apesar de ambos ainda estarem em atuação nos dias de hoje, passaram a adotar outras tecnologias para a oferta de seus cursos. Clique aqui e confira o site do Instituto Universal Brasileiro.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados