Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
Data points são conhecidos na maioria dos sistemas SCADA como “TAG”, que, em geral, são variáveis as quais podem ser obtidas diretamente dos dispositivos por meio dos protocolos de comunicação ou podem ser virtuais, usadas geralmente para o tratamento de dados.
Para criar os data points, observe a Figura 05. Inicialmente, você precisará ter um data source (barramento onde o dado vai trafegar), ao entrar nele, deverá inserir data points no ícone (marcado em 1)
No caso apresentado na Figura 05, ele é virtual (não está ligado a nenhum hardware). Esse tipo de dado é usado para testes do sistema e interface.
O Vídeo 03 mostra como criar os data points. Usando mais uma vez a Figura 03, você verá que os data points são as variáveis de dispositivos presentes em cada barramento, temperatura, vazão, tensão, corrente e etc.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados