Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
Para checar as respostas, clique aqui.
O usuário deve inserir um data source para se comunicar com algum equipamento sob algum protocolo e, após inserido a fonte de dados, inserir um (ou mais) data points, que são exatamente os dados que serão monitorados. Para cada data point o usuário ainda pode definir certas configurações e pode definir para o data source a velocidade de atualização dos dados.
Os sensores são os instrumentos que realizam as medições da variáveis de processo como temperatura, pressão, vazão, nível etc. e os data points são os valores digitais capturados da memória interna de tais equipamentos ou de um gerenciador ou controlador (como um CLP), utilizando um protocolo (Modbus, HART, Ethernet e etc), e apresentados na tela do supervisório.
A renderização é a criação de representações gráficas dos dados no SCADABR. Para realizá-la, o usuário deve selecionar a opção correspondente na aba principal do programa (o ícone de uma folha em branco) e nessa tela, Criar uma nova representação gráfica, clicando na opção de criação de uma nova e digitando o seu nome. Nessa mesma tela, o usuário pode adicionar a imagem de fundo que deve representar a planta ou sistema que será monitorado (deve ser uma imagem que permita ao usuário compreender de forma intuitiva todo o processo), controlar o acesso dos usuários a essa representação e por fim, adicionar os elementos gráficos. Cada elemento gráfico representará um dado do processo. Assim, podemos ter representações binárias (estado do funcionamento de máquinas) representados por leds e outros dispositivos com movimento, podemos ter gráficos para exibir tendências de variáveis e podemos ter gráficos de barras ou dispositivos analógicos que representam variáveis analógicas como temperatura, pressão, vazão. Após inserir e organizar tais elementos, o usuário pode salvar a tela criada e ela ficará disponível para o uso pelo próprio usuário ou por outros.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados