Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
Com o objetivo de desenvolver um padrão utilizando a tecnologia OLE/DCOM (Object Linking and Embedding/ Distribuited Component Object Model), no ano de 1995, foi criado o padrão OLE for Process Control (OPC), que é uma plataforma de dados em tempo real no sistema operacional do Windows. Um grupo formado por diversas empresas do ramo de automação industrial é gerenciado pela OPC Foundation estabelecendo regras para a comunicação de dispositivos a sistemas de supervisão tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition).
A tecnologia OLE (Object Linking and Embedding) foi desenvolvida pela Microsoft em meados de 1990 para suprir a necessidade de se integrar diferentes aplicações dentro da plataforma Windows, de maneira a solucionar os problemas de desempenho e confiabilidade do até então utilizado padrão DDE (Dynamic Data Exchange) (Fonseca, 2002).
Como uma continuação da tecnologia OLE, o DCOM (Distribuited Component Object Model) surgiu junto com o sistema operacional Windows NT e foi logo aceito pela indústria. Basicamente, o DCOM é um conjunto de definições para permitir a implementação de aplicações distribuídas em uma arquitetura cliente-servidor. Dessa forma, um cliente pode acessar diferentes servidores ao mesmo tempo, e um servidor pode disponibilizar suas funcionalidades para diferentes clientes ao mesmo tempo. Por meio da definição de interfaces, o DCOM permite que objetos sejam instanciados de forma distribuída e seus serviços e métodos (funções) sejam acessíveis por diferentes programas. Para isso é necessária a utilização de uma linguagem especial, a IDL (Interface Definition Language). Isso significa que cada cliente pode chamar os métodos de qualquer objeto DCOM em um determinado servidor, independentemente do ambiente de programação (linguagem, compilador, versão, etc.) em que eles foram criados. Por meio de um identificador único (GUID, Global Unique Identifier), as interfaces são protegidas contra modificações após a sua publicação, e a compatibilidade dos objetos DCOM é então garantida. Os objetos DCOM existem nos servidores DCOM. A forma de implementação dos servidores (DLL EXE, InProcess e OutProcess) determina como os objetos são carregados e gerenciados pelo servidor (FONSECA, 2002).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados