Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 08 - Sensores de Nível - parte II

Medidor de nível por condutividade

A capacidade de condução de corrente elétrica de um determinado material é a base para a determinação do nível. Esse método é normalmente empregado para medições pontuais de nível de líquidos com uma determinada condutividade. Por terem uma maior utilização em medições pontuais, o uso desses medidores se limitam à detecção e ao controle on off de nível em reservatórios e dispositivos de alarme.

Uma forma comum de implementar esse método é mostrada na Figura 8, na qual dois eletrodos espaçados são instalados no tanque. Um deles se estende até o nível mínimo e o outro é posicionado de forma que a sua extremidade mais baixa fique localizada na marca do nível mais alto. Em outras palavras, o nível máximo é detectado quando a substância condutora atingir um nível que deixe os dois condutores submersos. Caso sejam utilizados apenas dois eletrodos faz-se necessário o aterramento do reservatório. No entanto, com a adição de um terceiro eletrodo elimina-se essa necessidade de referência ao potencial de terra, ver Figura 9.

Figura 08 - Medidor de nível por condutividade com dois eletrodos.
Medidor de nível por condutividade com dois eletrodos.

 

Figura 09 - Medidor de nível por condutividade com três eletrodos.
Medidor de nível por condutividade com três eletrodos.
Fonte: Balbinot e Brusamarello (2011).

Apesar de ser simples e barato, esse método possui algumas desvantagens: a substância do processo precisa ser condutora e só é possível medir níveis pontuais, apesar de ser possível instalar vários eletrodos em diferentes alturas. A Figura 10 ilustra alguns medidores de nível comerciais.

Figura 10 - Fotografia de medidores de nível capacitivos comerciais.
Fotografia de medidores de nível capacitivos comerciais.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados