Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Esse tipo de medidor permite a detecção de nível de qualquer líquido a distância. Dessa forma, esse tipo de medidor se torna uma alternativa imediata para a medição do nível de líquidos corrosivos, viscosos ou contaminados, sem que haja contato com o medidor e, portanto, evitando qualquer risco ao operador.
O sistema borbulhador é composto de um medidor/indicador de pressão, uma válvula agulha e um suprimento de ar ou gás com uma pressão pelo menos 20% superior à máxima pressão exercida pela coluna de líquido quando o reservatório estiver completamente cheio. O tubo borbulhador deve ser instalado verticalmente no tanque com a sua extremidade inferior mais próxima possível do nível zero do tanque. A outra extremidade do tubo deve estar ligada à fonte de ar regulada e ao medidor de pressão. O fornecimento de ar no tubo borbulhador é regulado de maneira que a pressão do ar na extremidade inferior do tubo seja ligeiramente maior que a pressão hidrostática exercida pelo coluna de líquido. Esse ajuste é possível através da regulagem da válvula agulha até o momento em que seja perceptível a liberação de uma pequena quantidade de bolhas na extremidade inferior do tubo.
Considerando uma baixa vazão de ar e a densidade do fluido uniforme, a pressão medida é diretamente proporcional à altura da coluna de líquido no tanque. Na prática, o indicador é ajustado para indicar diretamente o nível de líquido, e se o tanque tiver um formato uniforme é possível ajustar o medidor para indicar o volume. A Figura 1 mostra um medidor de nível com um borbulhador.
O link abaixo apresenta o princípio de funcionamento do medidor de nível com borbulhador:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados