Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
O princípio de funcionamento desse medidor é semelhante ao do medidor ultrassônico, uma vez que ambos se baseiam no tempo de viagem de uma onda.
No caso do medidor a laser, uma fonte na parte superior do reservatório emite um feixe de laser na direção da substância que se deseja medir. Esse feixe é, então, refletido pela substância e detectado na superfície. Então, para que seja possível calcular o nível, faz-se necessário calcular o tempo que o feixe de laser leva para ir até a substância e voltar. Com essa informação podemos calcular a distância entre o sensor e a substância e, consequentemente, o nível. A distância entre o sensor e a substância é calculada multiplicando-se a metade do tempo medido pela velocidade do feixe do laser.
Ao contrário da tecnologia dos medidores de nível por radar, a tecnologia empregada nos medidores de nível a laser não depende da constante dielétrica do material. Além disso, o feixe de laser emitido não diverge muito, isto é, praticamente não apresenta dispersão. Essa característica, além de possibilitar a medição em locais com área bastante reduzida (onde outros sensores não poderiam ser aplicados), também elimina a possibilidade de falsos ecos do sinal emitido.
Apesar de ser um medidor bastante preciso, ele apresenta algumas desvantagens. Poeira, sujeira, fumaça ou outros revestimentos no transmissor ou receptor podem comprometer a propagação do feixe de laser. Outra desvantagem, inerente a esse medidor, é o seu valor elevado. A Figura 14 nos mostra um exemplo desse medidor e como ele é instalado em um reservatório para uma medição correta.
Vídeo sobre medidor de nível a laser:
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=JQrhFWuVQ18Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados