Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 04 - Sensores de Pressão II

Sensores elétricos

Os sensores de pressão eletrônicos podem ser de todos os tipos, ativos e passivos. O sensor ativo é aquele que gera uma milivoltagem sem necessitar de nenhuma polarização ou alimentação. O sensor eletrônico passivo é aquele que varia a resistência, capacitância ou indutância em função da pressão aplicada. Ele necessita de uma tensão de alimentação para funcionar.

Sensores passivos

Dentre os sensores passivos, analisaremos os resistivos (strain gage) e os capacitivos, que são os mais utilizados industrialmente.

 

Fita extensiometrica (strain gage)

É um dispositivo que mede a deformação elástica sofrida pelos sólidos quando submetidos ao esforço de tração ou compressão. São fitas metálicas fixadas adequadamente nas faces de um corpo que será submetido ao esforço de tração ou compressão e que tem sua seção transversal e seu comprimento alterado, devido ao esforço imposto ao corpo. Essas fitas são interligadas em um circuito tipo ponte de wheatstone, ajustado e balanceado para condição inicial. Após obter os valores de resistência da fita modificada com a pressão, o circuito sofre desbalanceamento proporcional à variação de pressão. Na confecção das fitas extensiométricas são utilizados metais que possuem baixo coeficiente de temperatura, para que exista uma relação linear entre resistência e a tensão numa faixa mais ampla.Vários são os metais utilizados na confecção da fita extensiométrica. Como referência, a tabela abaixo mostra alguns destes metais.

 

DENOMINAÇÃO CONSTITUIÇÃO (LIGA) FAIXA DE TEMPERATURA
Constantan Cobre - Níquel + 10 ~ 204º C
Karma Cobre - Níquel Aditivado Até 427ºC
479 Pt Platina - Tungstênio Até 649ºC
Nichrome V Níquel - Cromo Até 649ºC
Tabela 1 – Material para fabricação de Strain-gange.
Fonte: McMillan (1999).

 

Princípio de funcionamento de strain gage de resistência elétrica.

 

Strain gage: (a) stran gage de fio; (b) strain gage de resistência elétrica de tipo folha uniaxial.

Os dois sites a seguir detalham o princípio de funcionamento do strain-gage. O primeiro refere-se à aplicação desse dispositivo na aviação e o segundo, aos técnicos de um fabricante.

<http://cursos.unisanta.br/mecanica/ciclo10/1088_Capitulo_3_Extensometria.pdf>;

<http://www.hbm.com/pt/menu/produtos/strain-gages-acessorios/strain-gages/>.

Acesso em: 2 set. 2013.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados