Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Clique aqui, para a ver as respostas.
Um medidor de pressão pode ser calibrado através da comparação da pressão indicada no mesmo e a pressão indicada por um outro instrumento calibrado e de maior precisão (ao menos uma precisão 4 vezes maior), através da pressão gerada por um peso morto, com valores padrões para várias escalas ou através da altura da coluna líquida em manômetros de coluna líquida.
O instrumento a ser calibrado é ligado a uma câmara cheia de fluido, cuja pressão pode ser ajustada pela bomba ou válvula. A câmara também se liga com um pistão vertical em que vários pesos padrão são aplicados. A pressão é lentamente aumentada até que o pistão e os pesos pareçam flutuar, no ponto em que a pressão manométrica do fluido é igual ao peso morto suportado pelo pistão, dividido por sua área.
Para que se possa garantir a precisão das medições realizadas por tais instrumentos em um processo. Durante o seu funcionamento, tais instrumentos sofrem desgastes, o que pode acarretar em variações nas suas medições. Diferenças nas medições podem ocasionar perdas tanto de produtos, como de lucros e em casos piores, podem gerar falhas e ocasionar acidentes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados