Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 10 - Sensores de Temperatura – Parte 2

Acessórios

Muitas vezes, não é possível instalar diretamente no local o sensor/ instrumento, sem que utilizem acessórios que o protegerá ou dará melhor condições para o seu uso na aplicação desejada. Dessa maneira, seguem abaixo alguns acessórios utilizados nos medidores.

 

Indicadores Cromáticos

Os indicadores cromáticos são tinturas utilizadas em equipamentos ou estruturas como, por exemplo, em reatores – para indicar, através da mudança de cor, quando chegarem a determinada temperatura. A indicação da temperatura ocorre numa faixa mais baixa do que a temperatura que colocaria as instalações e as pessoas em risco. Dessa forma, há tempo para que todos se retirem ou realizem as operações necessárias para que tudo volte ao normal. A faixa de aplicação deste método é de 50 °C a 1300 °C e o erro obtido pode chegar a ± 10 °C.

 

Bulbo

O bulbo confina o fluido de enchimento do sistema termal mecânico. Desse modo, o elemento de temperatura é formado pelo conjunto bulbo + capilar + elemento sensor de pressão. O sistema é totalmente selado, sem vazamento e sem bolhas de ar, o que protege o termopar ou o fio de resistência detectora de temperatura dos rigores do processo.

O bulbo fica em contato com o processo quando não há poço. Sua composição varia em função do fabricante: os materiais mais comuns são AISI 316, ligas especiais, como Monel® e Hastelloy®, e metais nobres como Ti, Pt, Ta.

Elemento sensor com bulbo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados