Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 10 - Sensores de Temperatura – Parte 2

Circuito de medição

O circuito de medição completo deve possuir os seguintes componentes básicos:

  1. O termopar, que está em contato com o processo. O ponto de junção dos dois metais distintos é chamado de junta quente, ou junta de medição.
  2. A junta de referência (ou junta fria ou junta de compensação), localizada no instrumento receptor. Como o milivolt é proporcional à diferença de temperatura entre as duas junções, a junta de referência deve ser constante. Como nos primeiros circuitos havia um recipiente com água e gelo para manter a junta de referência em 0 ºC, a junta de referência é também chamada de junta fria. Mesmo quando se mede temperatura abaixo de 0 ºC, quando a junta quente é, portanto, mais fria que a junta fria, os nomes permanecem, por questões históricas. Atualmente, em vez de se colocar um pouco prático balde com água + gelo, utiliza-se o circuito de compensação com termistores e resistências.
  3. O circuito de detecção do sinal de milivolt, geralmente a clássica ponte de Wheatstone, com as quatro resistências de balanço. Na prática, o circuito é mais complexo, colocando-se potenciômetros ajustáveis no lugar de resistências fixas. Os ajustes correspondem aos ajustes de zero e de amplitude de faixa.
  4. A fonte de alimentação elétrica, de corrente contínua, para a polarização dos circuitos elétricos de detecção e para amplificação e condicionamento dos sinais.
Tipos de termopar com vários fios de conexão e juntas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados